Loading

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

A importância do comentário
.
Pedro Diedrichs (*)
.
Na quase totalidade dos portais, em que notícias ou artigos de opinião são postados, há o espaço destinado os comentários de navegadores. Alguns assuntos chegam a mais de cem comentários em curto espaço de tempo. Normalmente assuntos que atingem diretamente a uma classe. Mas que importância pode ter algum comentário, se o que foi postado não mudará? Se logo no dia seguinte entrará no mesmo espaço outro assunto?
.
De um site “Idéias ao Vento” colho esta observação: “Os comentários feitos num blog ou site são como a água que move um moinho. Por meio deles pode-se buscar inspiração para escrever mais e mais”. Isto se tratando, a exemplo, de literatura ou temas constantes. Mas, também abaixo das notícias, não só as que pessoalmente nos agradam ou desagradam, os comentários sugerem pautas a serem desenvolvidas. Se o espaço existe, há uma expectativa de manifestação de afeto ou carinho para com o autor, que não espera apenas um "É isso mesmo cara!" Ou então; "Você é burro, tá errado..."; ao comentar, a pessoa deve explicar a sua visão sobre o tema e conseqüentemente terá lido as opiniões anteriores, tendo assim, mais condições de formular suas idéias em relação ao tema abordado. Não tenha medo de desagradar, desde que com ética!
.
As idéias sofrem um natural intercâmbio, fundamental e fabuloso, e o conjunto de comentários serve-nos a ajustar também nossa opinião. O espaço aberto é um exemplo nítido de democracia, onde os cidadãos manifestam seus diferentes pontos de vista, desenvolvendo o espírito crítico das pessoas, quase todas sonhadoras de um mundo melhor. O comentário só não deve vir acobertado de ofensas pessoais. Discordar é válido, ofender não é mais um comentário. E ofensa nem sempre é um palavrão, as entrelinhas também ofendem!
.
Mas a pauta principal é o comentário, e para este que desejo chamar a atenção. Tenho navegado por todo este site, e outros, e assuntos tão interessantes que poderiam ser enriquecidos com comentários, estão lá como que abandonados. A realidade é que centenas e quiçá milhares lêem a notícia postada. Então por que razão uma boa parte não registra a leitura com um comentário? Preguiça? Não entendem do tema? Ou, o que mais entendo, é o medo de um contra-comentário de outros que mal educadamente discordam? Todos fazem parte também deste universo virtual, e não há o que temer das reações inesperadas de comentadores mal educados, radicais, ou que buscam besteirinhas para ridicularizar outros. Não tenham medo de comentar, neste e em todos os demais textos, pois o seu comentário é muito importante!
.
(*) Pedro Diedrichs, editor do jornal Vanguarda, poeta, escritor e humorista.
.

Nenhum comentário: