Loading

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Folia de Rua 2009: pré-carnaval de João Pessoa
.
Mais de um milhão de pessoas devem se divertir no pré-carnaval de João Pessoa, que terá início no dia 13 de fevereiro, seguindo até o dia 21/02, quando começam os “festejos de Momo”. O “Folia de Rua”, tradicional prévia carnavalesca da capital paraibana, está com o projeto orçado em R$ 783.339, e deve movimentar mais de 50 atividades diretas e indiretas. “A realização do projeto Folia de Rua não é só um movimento sócio-cultural, mas também econômico, pois com a sua realização há um impacto na economia de João Pessoa, segundo pesquisa realizada pelo Sebrae em 2008”, dizem os organizadores do projeto.
.
Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), aproximadamente um milhão de foliões passaram pelos locais de festa no ano passado - Centro Histórico, Epitácio Pessoa, praias e bairros da Capital. Entre as atividades contratadas diretamente, estão: bandas, orquestras, cantores, carros e equipamentos de som, seguranças, confecções, serigrafia, publicidade, etc.
.
Além disso, o ‘Folia’ dá suporte indireto aos setores de hotelaria, bares e restaurantes, saúde, telefonia e transportes. Neste período, apontou um incremento de R$ 72 milhões aproximadamente, entre a participação no comércio formal e informal e no setor de serviços, em especial a participação do setor de turismo.
.
Este ano quem vai presidir todo o processo é Clóvis Júnior, artista plástico e novo presidente da associação que organiza a festa. Ele demonstra muito otimismo e desejo de ampliar o poder de mobilização do evento para difundir a arte em suas mais diversas manifestações. “Este ano temos a novidade da orquestra de frevo da Associação para poder tocar nos blocos e eventos. Temos também artistas plásticos que farão exposições. Vamos fazer da Folia Cidadã um ponto de cultura, já que o projeto não é só brincadeira, é também responsabilidade social”, disse.
.
Breve histórico
.
A fase embrionária do Folia de Rua foi uma brincadeira de um grupo de amigos, formado por artistas, produtores culturais e intelectuais da cidade, que fizeram o primeiro desfile do bloco Muriçocas do Miramar, em 1986. Alguns anos depois, entre os foliões do Muriçocas, que já arrastava milhares de pessoas, foram idealizados diversos outros blocos. Logo as prévias se difundiram pelos bairros da cidade. A espontaneidade e a grandiosidade do fenômeno foram aos poucos ganhando um sentido institucional.
.
Irreverência, descontração e criatividade são as marcas do Folia de Rua. Confira logo abaixo a programação dos blocos que desfilarão no Centro histórico, na Via Folia (Epitácio Pessoa) e em diversos bairros da cidade de João Pessoa:
.
13/02 – Confete e Serpentina, Anjo Azul, Picolé de Manga, Pinguins
14/02 – Bloco dos Atletas, Moringa dos Bancários, Virgens de Mangabeira
15/02 – Virgens de Tambaú e Imprensados
16/02 – Melhor Idade e Muriçoquinhas
17/02 – Portadores da Folia, Acorde Miramar
18/02 – Muriçocas do Miramar
19/02 – Canto do Tetéu
20/02 - Cafuçu
21/02 – Boi do Bessa
.

Nenhum comentário: