Loading

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Esquecemos de ensinar a plantar
.
Gleydson Francisco
.
A juventude contemporânea parece ter trocado os bens culturais por programas televisivos e outros produtos alienantes. Sendo assim, as sementes estéticas deixadas por outras gerações foram praticamente esquecidas. Vivemos na época do shopping center, da Internet e da modernidade. Por outro lado, esquecemos de propagar que as causas das grandes catástrofes naturais estão acontecendo por falta de conscientização do homem.
.
Por exemplo, em nossa Capital temos órgãos responsáveis pela preservação da natureza, como a Secretaria Executiva de Meio Ambiente (Semam). Sua principal responsabilidade é a implementação das políticas públicas do Município para o meio ambiente, como descreve seu site oficial, através da capacitação dos servidores com técnicas para aprimorar e revitalizar cada vez mais nossas ruas e praças.
.
Também temos órgãos de caráter nacional como o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Inclusive, em uma de suas reuniões ordinárias a ministra Marina Silva ressaltou "que o meio ambiente não deve ser visto como mais uma camada de dificuldade para o desenvolvimento, mas como a única forma do desenvolvimento sustentável para todos os segmentos da sociedade."
.

Portanto, a Educação Ambiental surge neste contexto de forma mais abrangente. Além de conscientizar, devemos juntar nossas forças e envolver as pessoas na proteção da vida (em todos os níveis), onde a arte de plantar árvores e respeitar as espécies tenha início na infância. Enfim, devemos ser parceiros na luta contra uma possível extinção da vida no Planeta.

Nenhum comentário: