Loading

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Dica cultural: Casarão 34
.
Fóruns, exposições, oficinas e rodas de diálogos movimentam a Unidade Cultural Casarão 34 e a Casa da Pólvora, durante todo este mês de dezembro. Este leque de atividades teve início no dia 01/12, com a realização do Fórum de Literatura 'Tertúlias na Philipéia' e a exposição 'Verniss'Aids'. Ao longo do mês, acontecem ainda importantes atividades, a exemplo da Exposição Projeto Memória Autor Vivo, que será aberta nesta segunda-feira (10/12), a partir das 19h, homenageando artistas vivos da Capital. A realização é Prefeitura de João Pessoa (PMPJ), por sua Fundação Cultural (Funjope).
.
'Memória Autor Vivo' é o título da exposição realizada em parceira com a Agência Ensaio, que ficará em cartaz até 5 de janeiro no Casarão 34, com um rico material informacional, a exemplo de fotografias, vídeos e performances, e homenageia poetas e escritores da cidade, a exemplo de Políbio Alves, autor de 'O que resta dos mortos', 'Varadouro' e 'Exercício lúdico'. Na terça-feira (11/12), a partir das 17h, acontece uma roda de diálogos tematizando as obras de Políbio Alves, um dos homenageados do projeto.
.

Outras atividades
.
Nos dias 10, 18 e 26/12 acontecem as sessões da 'Oficina de Xilogravura' com o artista Unhandeijara Lisboa, representante do Clube da Gravura da Paraíba. A oficina, sempre das 15 às 17h, será encerrada no dia 8 de janeiro do próximo ano e tem como público-alvo qualquer pessoa acima de 12 anos, interessada em aprender técnicas de xilogravura.
.
Ainda no Casarão, na sexta-feira (14/12), a partir das 14h40, começa a reunião com os artistas plásticos da cidade. Em pauta a Lei dos Edifícios, o cadastramento e o recadastramento de artistas junto à Divisão de Artes Plásticas da Funjope, coordenada por Lúcia França.
.
.
Na quinta-feira (20/12), a partir das 19h, acontecerão simultaneamente lançamentos de diferentes editais e apresentação do resultado de edital literário lançado este ano, no salão de exposições do Casarão 34, com apresentação da Orquestra de Câmara de João Pessoa (OCJP).
.
Na ocasião, haverá os lançamentos do edital em artes plásticas para a 'Ocupação da Casa da Pólvora e do Casarão 34', do 'Projeto Novos Escritos', e apresentação do resultado do 'Edital de Literatura de 2007'. Depois vem a divulgação do Edital do Salão Municipal de Artes Plásticas (Samap), um projeto que existe desde 1840, quando era realizado pela Academia Imperial de Belas Artes e é, ainda, uma das formas mais utilizadas para a discussão e apresentação da nova produção de artes plásticas de uma região.
.
Nos dias 20 e 21/12, das 9h às 17h, acontece a aula-espetáculo 'Além do repente do batuque ao rap', ministrada pelo arte-educador 'Bodô'. A oficina objetiva trabalhar a habilidade rítmica natural dos participantes e preservar a identidade cultural, mostrando diversas possibilidades de trabalhar com a arte e educação a partir da percussão e suas complexidades. Mais informações no Casarão 34, localizado na praça Dom Adauto, 34, no Centro Histórico da Capital, ou
pelo telefone 3218-9708, em horário comercial.
.
.

Nenhum comentário: