Loading

domingo, 13 de junho de 2010

Repente e muito forró no São João da Capital
.

O repente tomou conta do largo do Ponto de Cem Réis, na abertura do "São João de João Pessoa – O Melhor da Gente", que aconteceu na noite da sexta-feira (11/06). O cantor e compositor Oliveira de Panelas, que é um dos homenageados da edição deste ano, presenteou o público com canções e repentes que retratam a essência da cultura nordestina. A festa começou com a apresentação do grupo Forró da Mala, que trouxe clássicos da música forrozeira. O evento é uma realização é da Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope).
.

Oliveira de Panelas dividiu o palco com o outro grande repentista Daudeth Bandeira. A dupla declamou poesias ligadas ao cotidiano do povo nordestino e ao sincretismo cultural e religioso das festas juninas e, como não poderia deixar, fizeram rimas, trocadilhos e improvisações com o São João, com as mulheres, a cultura, com a copa do mundo e seleção brasileira de futebol.
.

O prefeito da João Pessoa, Luciano Agra, participou da festa de abertura do São João da Capital. Para ele, esta é uma data especial para a cultura do povo nordestino. "O governo está muito sensível as causas sociais e com a cultura não seria diferente, porque nós entendemos que a cultura, principalmente a popular, é um instrumento de transformação social", disse o prefeito da cidade de João Pessoa, Luciano Agra.
.

O homenageado da noite, o poeta Oliveira de Panelas, disse que a sensação de estar presente e ser homenageado no São João de João Pessoa é uma maneira carinhosa de imortalizar sua obra. "Tão grande que é como se eu não fosse morrer mais nunca", brincou o repentista que iniciou sua carreira aos 12 anos de idade a lado de nomes como Josué Rufino e João Vicente.
.

A última atração da noite foi o professor e poeta popular, Bira Delgado, que na ocasião aproveitou para lançar seu primeiro trabalho, o CD intitulado "Na Batida da Canela", que contou o apoio da Prefeitura Municipal de João Pessoa. No palco Bira interpretou composições de nomes consagrados do xote e do baião, a exemplo de Maciel Melo, Zé Marcolino, Zé Dantas, Luiz Gonzaga, Xico Bezerra, Braúlio Medeiros, Chico de Pombal e Bebé de Natércio. "Me sinto um privilegiado em participar do São João de João Pessoa no meio de nomes importantes de nossa cultura", ressaltou Bira.
.

A partir do dia 18/06, na Praça Dom Adauto (Centro Histórico), acontecem também espetáculos de Cultura Popular. Veja a lista de atrações no site da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Logo abaixo, temos a programação oficial no Ponto de Cem Réis (Centro de João Pessoa), que vai até o dia 29 de junho - sempre começando às 18 horas:
.

Ponto de Cem Réis (Centro da Capital)
14 a 29 de junho, a partir das 18 horas
.

14 a 17/06
Festival Municipal de Quadrilhas
.
18/06 (sexta-feira)
Biliu de Campina
Flávio José
Forró Caçuá
.
19/06 (sábado)
Trio Nordestino
Dominguinhos
Bastianas
.
20/06 (domingo)
Alcymar Monteiro
Oswaldinho
Anay Claro
.
21/06 (segunda-feira)
Festival Estadual de Quadrilhas
.
22/06 (terça-feira)
Três do Norte
Elba Ramalho
Assisão
.
23/06 (quarta-feira)
Três do Chamego
Geraldo Azevedo
Hermelinda
.
24/06 (quinta-feira)
Dejinha de Monteiro
Quinteto Violado
Silvério Pessoa
.
25/06 (sexta-feira)
Fagner
Zé Calixto
Luizinho Calixto
.
26/06 (sábado)
Siba da Rabeca (PE)
Pinto do Acordeon
Khrystal
.
27/06 (domingo)
Genival Lacerda
João Lacerda
Tony Dumond
Madruga
.
28/06 (segunda-feira)
Banda de Pífanos de Caruaru
Socorro Lira
Anastácia
.
29/06 (terça-feira)
Os Três do Nordeste
Santanna, o cantador
Aleijadinho de Pombal
.

FONTE: http://www.joaopessoa.pb.gov.br
.

Nenhum comentário: