Loading

sábado, 26 de junho de 2010

Obesidade entre os jovens
.

Tamires Gomes Severiano
.

A obesidade já não é uma doença frequente apenas entre adultos e idosos. Atualmente, também pode ser verificada entre crianças e jovens, por diversos motivos. As causas genéticas e hormonais são consideradas como principais fatores relacionados a esta doença, que vem se alastrando pelo mundo ao longo do tempo. Pesquisas realizadas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) mostram que nossos índices para obesidade infantil (11,5%) estão se aproximando dos encontrados nos Estados Unidos (15%).
.

Caracterizada pelo excesso de massa corporal e acumulo de gordura nos tecidos, a obesidade pode desencadear outros problemas de saúde, como: diabetes, hipertensão arterial, infarto do miocárdio e câncer. O sobrepeso é causado pela má alimentação, falta de atividade física (sedentarismo), estresse e problemas glandulares. No mundo moderno, os transtornos do dia-a-dia levam muitas pessoas a ficarem depressivas ou desenvolverem estágios patológicos de ansiedade. A partir daí, alguns procuram a solução no consumo excessivo de alimentos, tornando suas vidas ainda mais difíceis e prejudicando as próprias condições de saúde.
.

Uma maneira de comprovar a obesidade é fazer o cálculo do Índice de Massa Corporal, ou simplesmente IMC – mais falado entre os profissionais da área – dividindo a massa (em kg) pela altura ao quadrado. De acordo com esta classificação, uma pessoa é considerada obesa quando atingir o grau três. Entre os malefícios causados pela doença, temos: o tabagismo, o excesso de alimentação e, consequentemente, o aumento na ingestão de remédios. Portanto, quem sofre com este mal deve ter o acompanhamento de um(a) endocrinologista, nutricionista ou alguém especializado em obesidade. Nunca se medicar por conta própria, evitando, assim, desmaios, vômitos e outras reações adversas.
.

A jovem Stefane Souza da Conceição, 16 anos, revelou durante entrevista que possui 70 kg de massa corporal, mas não se considera tão acima da média. Ela afirma sentir-se bem e não ligar para o que os outros dizem, até mesmo porque convive com pessoas que a respeitam. Trata-se de um caso isolado, pois envolve um fator genético e ela se aceita como é. No entanto, outros(as) jovens não se conformam com a situação de obesidade, que geralmente ocasiona críticas e preconceito em diversas situações.
.

O tratamento do sobrepeso é feito através de uma dieta controlada, que varia de pessoa para pessoa, pois os(as) médicos(as) orientam seus pacientes de acordo com a causa do problema. Atividade física e medicamentos também são importantes, mas todos esses pré-requisitos devem ser acompanhados pelo(a) endocrinologista e nutricionista.
.

Podemos concluir que são necessárias e urgentes a reeducação alimentar e valorização da saúde pelos(as) jovens, tendo a disposição bons profissionais – sobretudo na rede pública de saúde – preparados para lidar de forma eficiente com a obesidade. Enfim, cada um(a) deve se conscientizar sobre a gravidade do problema, se prevenir e seguir as orientações médicas.
.

Nenhum comentário: