Loading

segunda-feira, 14 de junho de 2010

A cultura africana
.

Davi Sobrinho
.

O Brasil, na época de sua colonização, foi conduzido a um processo em que suas terras foram ocupadas por pessoas que vieram especificamente para o trabalho braçal: os escravos africanos. Gente oprimida, que não tinha o direito de falar ou exprimir convicções e crenças. Gente sofrida, tratada como mercadoria, que vivia sob a tutela e opressão dos senhores de engenho.
.

Homens e mulheres africanas que trouxeram ao Brasil um legado religioso riquíssimo, que conforma em si a prática de uma religião originalmente africana: o candomblé. Também trouxeram até nós a capoeira, uma expressão cultural que mistura movimentos de luta, dança, cultura popular, esporte e música. Enfim, sua linguagem, seus tambores, suas vestes, costumes, sua vida totalmente diferente da nossa. Logo, a influência negra foi enorme na formação da cultura brasileira.
.

Neste ano de 2010 o Brasil volta seus olhos para o continente africano, devido à realização da Copa do Mundo de Futebol. Assim, de forma indireta, estimulamos em nosso povo o conhecimento mais imediato da cultura desse lugar, que possui grandes belezas naturais e muitos contrastes sociais. Um continente marcado pela fome e guerras civis, mas que também possui riquezas – sobretudo minerais.
.

Além disso, sempre contou com a força e alegria de um povo que tem no sangue o entusiasmo e a esperança de um futuro melhor. Gente que tem dado exemplo não somente ao Brasil, mas a todas as nações do mundo, mostrando que é possível ser feliz mesmo tendo um passado tão maculado e injustiçado. Um povo que sabe lutar, resistir e superar as diferenças. Portanto, salve a África! E viva a cultura afro-brasileira!
.

Nenhum comentário: