Loading

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Comunicação Interna
.

Mariana Miranda
.

Uma organização não se comunica somente com um grupo, ela está envolvida numa rede de relacionamentos, que precisa ser administrada estrategicamente para que obtenha sucesso. E é o profissional de Relações Públicas (RP) que possui em sua essência a técnica do relacionamento para promover a cooperação mútua, entre as partes, do sistema organização-públicos, visando à consecução da missão organizacional.
.

O RP tem a função de coordenar a comunicação dos diversos públicos que estão envolvidos no processo da comunicação organizacional, como: público interno, público externo e público misto. No entanto, vamos nos limitar a especificar o processo da comunicação da organização com os públicos internos, que engloba os funcionários da empresa e seus familiares. Esse tipo de comunicação se caracteriza pelo seu caráter informativo e persuasivo.
.

O Relações Públicas procura o tempo todo manter os funcionários informados sobre as ações da empresa e sobre a importância de cada um para o corpo organizacional, fazendo com que cada funcionário possa se sentir como parte do e local em que trabalha. Esse processo de identificação é muito importante, pois quando um funcionário se identifica com a empresa (marca) e percebe que obtém reconhecimento, ele se sente motivado a produzir mais em seu ambiente de trabalho e ele próprio faz um marketing da empresa, pois se sente orgulhoso por fazer parte desta equipe de profissionais.
.

A maneira da qual o Relações Públicas se apropria para passar as informações e dar as motivações necessárias ao público interno é feita através de uma comunicação dirigida para os funcionários, por meios de alguns instrumentos de comunicação, como por exemplo, o House Organ, o Mural interno, a Intranet, Eventos e diversos outros. Os três primeiros com caráter informativo e esse último instrumento serve para promover o entretenimento dos funcionários e principalmente integrar os familiares dos mesmos á empresa. Quando o funcionário percebe que a empresa está acolhendo o seu familiar como se fosse parte dela, é mais uma motivação para ele, mais um elemento para fazer com que ele considere a sua empresa como algo essencial na vida de todos.
.

Logo, o objetivo do Relações Públicas é intermediar as relações comunicacionais entre a organização e os públicos envolvidos em seu sistema de comunicação. Tendo a consciência de que uma boa política organizacional e uma imagem bem estruturada, parte primordialmente da relação que a empresa constrói com o público interno.
.

FONTE: http://cafecomrp.blogspot.com
.

Nenhum comentário: