Loading

domingo, 13 de junho de 2010

"As 3 irmãs", da Paralelo Cia de Dança
.

Hoje (13/06) a partir das 20h, no Teatro Cilaio Ribeiro, acontece mais uma apresentação do espetáculo "As 3 irmãs", da Paralelo Cia de Dança. Desenvolvido a partir da obra-prima da dramaturgia do escritor russo Anton Tchekhov. "As três irmãs" contempla a vida de Olga, Marcha e Irina, três irmãs vivendo suas frustrações no interior da Rússia do século XIX, tendo que aprender diariamente a lidar com a ânsia de sonhos maiores juntamente com a ausência da percepção de querer alcançá-los. Tentam, cada uma a sua maneira, sobreviver à imbecilizante monotonia do dia-a-dia. Não possuem mais perspectivas, não tem mais sonhos. A única esperança que lhes resta é de, algum dia, poder modificar suas vidas e voltar para sua terra natal. Entretanto, desapercebidamente se deixam envolver pela inútil loucura de continuar fazendo sempre o mesmo, esperando que em algum instante o resultado possa se descobrir diferente.
.

A coreografia foi originalmente construída no primeiro semestre de 2007 (janeiro – junho) e contava com 30 (trinta) minutos. A sua primeira apresentação se deu na "Sala Preta" da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde professores da área de letras, teatro e educação física puderam prestigiar, contando com um debate posterior onde os questionamentos foram surgindo. À época, no elenco, o papel da irmã do meio, Macha Prosorov, era interpretado pela bailarina Francine Ouriques. Atualmente ele é interpretado por Joyce Barbosa. Ainda no final de 2007, no "Novembro da Dança", evento de dança realizado pela Funjope, o trabalho pode ser visto em praça aberta, no bairro dos Bancários, pelo público paraibano.
.

Em 2008, o espetáculo foi contemplando na XIV Mostra Estadual de Teatro e Dança com o prêmio de "Segundo Lugar em Dança", "Melhor Bailarina" (Lília Maranhão, que interpretou Olga), "Melhor Direção" (Joyce Barbosa) e "Melhor Trilha Sonora", sendo ainda indicado nas categorias "Melhor bailarina" (Joyce Barbosa) e "Melhor Figurino". Em outubro do mesmo ano o trabalho foi apresentado no Placo Giratório do SESC João Pessoa.
.

No mês de dezembro de 2009 a Paralelo venceu o edital do Fundo Municipal de Cultura – FMC (realizado pela Prefeitura de João Pessoa) para uma temporada, que esta acontecendo neste mês de junho de 2010, no espaço Cilaio Ribeiro, localizado no Centro da capital Paraibana. Atualmente, a coreografia se transformou em um espetáculo de 41 (quarenta e um) minutos e conta com duas bailarinas no papel de Olga Prosorov, Lília Maranhão e Aretha Paiva.
.

Nenhum comentário: