Loading

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Proposta de mudança: Grafite para Arte de Rua
.
Wanessa Paiva Sobral (*)
.
O Grafite é uma modalidade de Street Art (Arte de Rua). A característica comum entre as artes de rua é a questão do nascimento para a liberdade de expressão e disseminação de opinião. No tocante a isso, acredito que os oficineiros de Grafite dos Centros de Referência da Juventude, assim como eu, passam diversas modalidades de arte praticada na rua – da rua pra rua. Sabendo disso, proponho a mudança do nome da Oficina de Grafite prestada nos Centros de Referência da Juventude para Oficina de Street Art (ou Arte de Rua).
.
A Street Art abrange o Grafite, que é feito com latinha de spray e tinta látex; pinturas feitas com pincel e qualquer tipo de tinta; Stencil-Art, realizada com moldes vazados feitos com vários materiais, dentre eles, folhas de papel, acetato etc; Stikers (adesivos); colagens (papel e cola); pistolagem - arte executada com pistola de tinta e compressor; aerografia - efetuada com a utilização de aerógrafo, juntamente com compressor.
.
Podemos dizer que o Grafite é uma técnica, bem como cada uma das modalidades mostradas nas oficinas de Grafite, de forma que, o nome da oficina não abrange todo o conteúdo abordado nas aulas. Quer dizer, com o rótulo utilizado, sufocamos todo o resto. Isso também implica em formação de conceitos errados já que Grafite não é Stencil-Art, por exemplo, mas Stencil-Art está na Oficina de Grafite tal qual uma vertente.
.
A proposta se torna ainda mais interessante quando ressaltamos, também, a quantidade de tempo que a nossa oficina é prestada, o que implica cerca de quatro anos. O próprio nome torna-se obsoleto e desatraente dentro da comunidade e, com a mudança, a procura pode ser alterada de forma significativamente maior. Ainda, em relação ao estrangeirismo utilizado no termo Street Art, acaba sendo mais uma questão de atratividade. Mas, na oficina é possível utilizar a terminologia Arte de Rua, abrindo, quem sabe, uma discussão sobre valorização da língua nacional e materna.
.
Concluindo, as intenções que vêm com a proposta de mudança do nome da Oficina de Grafite para Oficina de Street Art são coisas que, com o passar do tempo, eu pude observar e pretendo, mesmo com a não aceitação da mudança, passar para as pessoas que se prestam a participar das atividades propostas pelo CRJ.
.
(*) Monitora/oficineira do CRJ Funcionários 1.
.

Um comentário:

priscila♥ disse...

aeeeew
eu vou fazer de novo! :)