Loading

sábado, 23 de maio de 2009

Dia do Desafio: Sejer faz divulgação na Capital
.

Os profissionais da área de educação física que integram os quadros da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), iniciam a partir desta terça-feira (19), uma série de visitas as empresas, clubes, escolas e instituições que praticam atividades físicas. O objetivo é definir e explicar as ações que serão implantadas para o Dia do Desafio, marcado para a próxima quarta-feira (27).
.

De acordo com o secretário-adjunto da Sejer, Ricardo Prado, a secretaria realizou nesta segunda-feira (18), uma reunião com todos os profissionais de educação física para definir um plano de ação para divulgar o Dia do Desafio. " Vamos conscientizar clubes, escolas, empresas e instituições, sobre o Dia do Desafio. Iremos orienta-los como todos devem proceder para que a cidade de João Pessoa possa sair vitoriosa neste evento", explicou. No dia 27, a cidade de João Pessoa terá como adversária a região de Maule, no Chile.
.

O Dia do Desafio é uma campanha mundial de incentivo a prática regular da atividade física, que atuará nas Américas sob o slogan 'Você se mexe e o mundo mexe junto'. Trata-se de um evento mundial, idealizado no Canadá e praticado por vários países do mundo desde o ano de 1995. Vencerá o desafio, a cidade que conseguir o maior percentual de participantes, em relação ao total de habitantes. No Brasil e em todo o continente americano, a coordenação está senso feita pelo Sesc-São Paulo. A realização do evento é de responsabilidade das prefeituras que organizam e desenvolvem as ações junto às comunidades. Em João Pessoa, a Sejer e o Sesc estão à frente do evento.
.

Nos últimos anos, o Dia do Desafio tem se configurado como um dos mais relevantes eventos no incentivo à prática de atividades físicas. Sua importância é ressaltada principalmente pela mobilização que desempenha na conscientização aos cidadãos de uma vida saudável, que está intimamente ligada à saúde física e mental das pessoas, assim como nas trocas sociais estabelecidas no cotidiano de cada um.
.

O significativo crescimento da adesão das cidades à atividade é o principal termômetro de uma avaliação positiva quanto à sua eficácia na promoção do bem-estar social. O SESC São Paulo coordena o evento a partir de 1995 na América Latina e em 2000 no Continente Americano. Desde então, procura, com afinco, sensibilizar dirigentes de órgãos públicos e privados a participarem ativamente do processo, que culmina na última quarta-feira do mês de maio.
.

O sentido de “desafio” está ligado à transmissão de uma mensagem de cooperação, solidariedade e comunhão, ao invés de fomentar uma cultura de competição acirrada baseada na noção de vitória e perda, de discórdia ou subjugação. Isto se torna explícito no objetivo principal: desenvolver as comunidades, deixando-lhes como aprendizado o exercício do trabalho conjunto, da integração dos indivíduos, unindo as diferenças e pluralidades na busca da saúde plena de toda sociedade.
.
O nosso Centro de Referência da Juventude (CRJ Funcionários 1) também participará desta celebração. A partir das 14h da próxima quarta-feira (27/05), acontece a SUPER PARTIDA de futsal feminino na Praça Lauro Wanderley. Após o apito inicial, o jogo não sera mais interrompido. Ou seja, sem intervalos e sem hora pra terminar! Dessa forma, todas as pessoas que quiserem participar terão seu espaço garantido nas equipes.
.
As atividades do Dia do Desafio se encerram às 21 horas - horário local, de cada cidade. A partir deste horário, os números são enviados aos coordenadores regionais por e-mail, fax ou telefone e repassados ao Centro Coordenador do Dia do Desafio, por internet. Após o fechamento dos resultados, os números finais são disponibilizados no site do Dia do Desafio. As instituições e voluntários que auxiliam na realização do evento, em cada cidade, recebem o Certificado de Participação, distribuídos à critério da coordenação local.
.

FONTES: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/noticias/?n=10704
http://www2.sescsp.org.br/sesc/hotsites/diadodesafio/home.asp
.

Nenhum comentário: