Loading

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Cineport começa nesta sexta-feira na Capital
.
A abertura oficial do Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa (Cineport) acontece nesta sexta-feira (4), a partir das 19h, na Usina Cultural Saelpa, em João Pessoa. O evento, que se estenderá até o dia 13, vai exibir mais de 100 filmes produzidos em oito países. A estrutura – que inclui tendas climatizadas – foi preparada para receber um público total de até 5 mil pessoas durante os dez dias do evento. O festival conta com a parceria da Prefeitura de João Pessoa (PMJP), que incluiu na programação o projeto 'Cine Volante'.
.
O diretor de produção do festival, Henrique Frade, disse que a equipe está trabalhando para receber 5 mil pessoas na 'Cidade do Cinema'. "Construímos uma estrutura com tendas climatizadas, para vários eventos. A Tenda Andorinha tem 400 lugares e a Andorinha Digital tem 250 lugares. Ainda tem uma tenda para música. O festival é dividido em duas partes. Neste final de semana, serão exibidos os filmes dos homenageados e mostras. A partir da segunda-feira, serão exibidos aqueles que irão concorrer aos prêmios", disse.
.
A assessoria de imprensa do festival, informou que o Cineport já conta com mais de 100 filmes inscritos para exibição, superando a expectativa dos organizadores. O festival vai fazer homenagem ao realizador angolano Zezé Gamboa, ao cineasta português Luiz Galvão Teles e ao documentarista paraibano Wlademir Carvalho. A cerimônia de abertura nesta sexta-feira vai ser apenas para convidados. Para o público, o festival começa mesmo a partir das 14h do sábado (5).
.
Durante uma semana, os eventos incluídos no festival vão acontecer tanto da Usina Saelpa, que é a sede, como em terrenos da empresa. Também haverá atividades em diversos locais da cidade. Os trabalhos serão exibidos também dentro do projeto 'Cine Volante', que leva produções cinematográficas aos bairros da Capital. As apresentações serão realizadas em praças públicas de bairros como Mangabeira, Jaguaribe, Manaíra e Mandacaru.
.
As atividades também acontecem no Espaço Cultural – com exibição de filmes infantis para alunos das escolas municipais e estaduais, no Cine Banguê – e na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Na universidade, acontecerão debates e palestras com professores e os produtores das películas dos oito países participantes do evento.
.
Instituído pela Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho em 2004, o Cineport tem como objetivo integrar e desenvolver o mercado audiovisual, promovendo os filmes realizados em português e dialetos falados nas nações que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), formado por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

2 comentários:

kallyne disse...

Adorei teu blog Andy!!

100% cultura :)

Danillo Salviano disse...

tah massinha o blog heim!

rapaz essa oficina abriu minha mente para o q que realmente quero fazer!Jornalismo,
é a minha escolha para vestibular!

por isso Andy, eu gostaria de ver um post falando como é o curso de Jornalismo!at++++ waleu.

P.S.responde no meu blog.