Loading

sexta-feira, 19 de junho de 2009

São João da capital paraibana
.
Neste ano, o "São João 2009 – O Melhor da Gente", organizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai homenagear o paraibano Jackson do Pandeiro pelos seus 90 anos de nascimento. Serão seis dias de festa, com 13 shows na praça Antenor Navarro e mais 42 atrações artísticas ligadas à cultura popular, no Largo de São Pedro. Também está prevista a realização do 'Arraial do Varadouro', que terá a participação de cerca de 30 quadrilhas da região metropolitana.
.
A abertura do São João 2009 vai acontecer no dia 23 de junho, com os shows de Pinto do Acordeon e Jorge de Altinho. O evento prossegue até o dia 28 e terá as apresentações de artistas como Santana, Antônio Barros e Ceceu, Biliu de Campina, Silvério Pessoa, Selma do Coco, entre outros. A realização e organização do evento é da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
.
As apresentações na praça Antenor Navarro começarão sempre a partir das 21h. O objetivo da iniciativa é promover a cultura e os artistas populares da Paraíba. É também uma forma de ocupar o espaço do conjunto arquitetônico do Centro Histórico da capital, que foi tombado nacionalmente. Outra meta importante do evento é a geração de emprego e renda, que deverá ser alcançada graças à grandiosidade e organização dos festejos que atraem pessoenses e turistas de fora do estado. A festa vai contar com a realização do tradicional 'Concurso de Quadrilhas Juninas Arraial do Varadouro', que chega a 13ª edição.
.
Cultura popular – No segmento de cultura popular, o São João na Capital aglutina manifestações oriundas de vários recantos da Paraíba e de Pernambuco. Neste ano a organização vai trazer os folguedos tradicionais dos municípios da grande João Pessoa, dos pernambucanos Ferreiros, Camutanga e Itambé. Esse casamento vai transformar o Largo de São Pedro em um reduto das diversas facetas da identidade nordestina.
.
Mais uma vez a festividade vai priorizar as expressões artísticas e culturais regonais. Manifestações folclóricas, a exemplo de côco de roda, afoxé, reizado, cordel, mamulengo, repente, alabê alujá, forró pé-de-serra, ciranda, cavalo marinho, xaxado serão apresentadas ao público sempre, a partir das 20h. O "caldeirão" de folguedos do Largo de São Frei Pedro Gonçalves vai contar com a Tenda do Cordel. De acordo com o chefe da Divisão de Cultura Popular da Funjope, Emilson Ribeiro, o espaço vai funcionar ao lado do palco onde os artistas farão as apresentações. Durante os dias do evento, o púbico poderá adquirir CDs, DVDs e cordéis que estarão à venda.
.
"A Tenda também tem o objetivo de coordenar a programação cultural, que é uma parceria com o cordelista, cantor e compositor Francisco Diniz. Ele nos dará assistência todos os dias. O local vai receber ainda material de artistas que não vão se apresentar no palco", observou. Confira a
programação completa aqui.

Nenhum comentário: