Loading

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Jovens capacitados no CRJ
.
Angélica Patrícia
Pedro Cassiano
Roberto Pinheiro
.
Segunda-feira, 18 de maio de 2009: começaram as oficinas (cursos gratuitos) de aprendizado artístico e sócio-cultural no Centro de Referência da Juventude (CRJ) Ilma Suzete Gama. Uma valiosa oportunidade para jovens entre 15 e 29 anos, moradores do bairro Funcionários I e comunidades adjacentes, que passam a ter a possibilidade de embarcar em uma carreira promissora (acadêmica e/ou profissional). Os alunos são orientados por profissionais qualificados nas áreas de: Teatro, Percussão, Jornalismo, Arte de Rua, Dança de Rua, Informática, Nutrição e Esportes.
.
O CRJ Funcionários I funciona desde 1992. Atualmente, um dos seus principais objetivos é trazer os jovens para um espaço onde se sintam valorizados e possam compreender sua importância na vida em sociedade, desenvolvendo o protagonismo juvenil. Aos poucos, esta juventude que participa das atividades propostas pelo CRJ, passa a compartilhar os conhecimentos obtidos com a comunidade, estabelecendo novas relações sociais.
.
O curso de Aproveitamento Integral dos Alimentos, por exemplo, ensina aos alunos(as) a importância de uma nutrição saudável; discute o direito humano a alimentação; apresenta noções de sustentabilidade; estimula a produção de criativas e saborosas receitas, entre outros conteúdos.
.
Mesmo com a capacitação dos cursos para a juventude e a integração diversificada de conhecimentos, muitos inscritos para participar não comparecem às aulas. Parecem não dar o devido valor a esta experiência educativa, planejada de acordo com os princípios da Política Pública de Juventude (PPJ), desenvolvida em todas as regiões do Brasil.
.
Infelizmente, a maioria do pessoal jovem do bairro prefere ficar passeando e ter outros interesses na vida. Todavia, com a capacidade instalada de receber mais alunos em cada curso, o Centro da Juventude vai seguindo seu caminho, sem deixar de lado o universo do conhecimento, as atividades culturais e esportivas.
.

Nenhum comentário: