Loading

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Pavilhão do Chá será reaberto em JP


Após reforma e ficar fechado por mais de 2 anos, o Pavilhão do Chá, localizado no Centro de João Pessoa, será reaberto no final do próximo mês. A informação é do empresário chinês, Sun Wu, que venceu a concorrência pública realizada pela Prefeitura de João Pessoa, com a finalidade de entregar a administração do prédio a empresas particulares.
.

O imóvel, que possui 95 anos de existência, é tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Paraíba (Iphaep) e vai funcionar como um restaurante. As instalações dele estão sendo pintadas e recebendo equipamentos e mobília. “Nossa intenção é oferecer almoços e também opções de lanches durante o dia. Apesar de já termos um restaurante especializado em culinária chinesa, ainda não decidimos o cardápio que será adotado no Pavilhão, se será de comidas brasileiras ou não”, afirmou o empresário.
.

(Foto: Zelma Brito http://www.panoramio.com)
.
Desde que o Pavilhão do Chá foi fechado, as áreas em volta ao imóvel ficaram desertas e atraíram a presença de usuários de drogas e de homens e mulheres que fazem programas sexuais. O prédio também vinha sendo alvo de vandalismo, com paredes e pisos sujos. Por esses motivos, a reabertura do empreendimento vem gerando expectativa entre comerciantes e pessoas que transitam nas áreas do entorno do Pavilhão. O autônomo Edmilson Alves do Nascimento explica que o funcionamento do restaurante vai atrair a clientela e aumentar a movimentação de pessoas no local.
.

O aposentado Antônio Vasconcelos também se mostra favorável à reabertura do Pavilhão. Com 65 anos de idade, ele conta que, em tempos atrás, o imóvel era considerado um local requintado e frequentado até por pessoas influentes da sociedade. No entanto, devido ao descaso dos governos, o prédio foi abandonado e passou a ser conhecido como ponto de prostituição e de uso de drogas. “Espero que esse restaurante dê certo, porque esse prédio faz parte da história da cidade. Foi construído em 1917 e não pode ser entregue à própria sorte, como aconteceu”, analisou.
.

(Foto: Secom-JP http://www.joaopessoa.pb.gov.br)
.
Prédio histórico
.

Além de tombado pelo Iphaep, o Pavilhão do Chá também está inserido numa área protegida pelo Instituto Nacional de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O superintendente substituto do Iphan, Umbelino Peregrino, disse que a ocupação do prédio vai revitalizar uma parte considerável do Centro Histórico de João Pessoa. “Uma casa fechada, é uma casa abandonada. Mesmo que tenha sido restaurado, o Pavilhão precisava ser ocupado, porque está numa localização privilegiada e com potencial de atrair a movimentação das pessoas e canalizar até a recuperação de outros pontos do centro”, observou Umbelino.
.

Através da assessoria de imprensa, o Iphaep informou que considera importante a reabertura do Pavilhão do Chá e que acompanha os trabalhos realizados pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, envolvendo o prédio tombado, com a finalidade de manter as características estruturais originais do século passado. Disse ainda que a restauração, feita pela Prefeitura, foi analisada pelos técnicos do Iphaep, para garantir que nem mesmo um vidro que fosse colocado no lugar, altere a estrutura original do prédio.
.

FONTE: http://paraibahoje.wordpress.com
.

Nenhum comentário: