Loading

domingo, 15 de agosto de 2010

O poder viral das Mídias Sociais não é de hoje
.
Chico Montenegro
.
Toda essa revolução de Redes Sociais, Mídias Sociais - que não são a mesma coisa de Redes -Marketing de Guerrilha e principalmente o Marketing Viral não são uma revolução tão nova assim. Quando olhamos o crescimento avassalador do Facebook com seus 500 milhões de usuários por todo o mundo começamos a imaginar como um simples site, que na verdade não é uma rede social e sim uma plataforma de participação e interação, consegue crescer e envolver tantas pessoas, não é?
.
Simples, o sistema criado por Mark Zuckerberg é todo trabalhado em um eficiente sistema de "viralização". Todo novo usuário chama e atrai novos usuários através de pequenos e engenhosos mecanismos que a chamamos de aplicativos para que possam impulsionar os cadastros e a divulgação a novos usuários. Todas, ou quase todas, Mídias Sociais e plataformas de interação on-line cresceram desta forma, utilizando o sistema viral.
.
Não pense que isso nasceu no século 21 e que é uma nova descoberta dos profissionais de marketing empenhados em divulgar produtos e serviços. Isso vem bem antes de Jesus Cristo colocar os pés no planeta Terra e criar sua própria Rede Social de seguidores. Em essência o aspecto viral esta impresso em nosso DNA, como em toda forma de vida. Em 10.000 a.C.; aproximadamente 1 milhão de pessoas vagavam pelo planeta. Em 5.000 a.C. havia 15 milhões e em 1 d.C., possivelmente 300 milhões. Cada mulher vagando pela Terra em 10.000 a.C,. foi responsável por produzir 300 pessoas em média no período de 10.001 anos. Desse modo, nossa taxa de crescimento não apresentava muita variação e o coeficiente viral não crescia.
.
Na Idade Média, foi necessário um milênio para se contabilizar apenas 10 milhões de pessoas no planeta. A fome, a guerra, as precárias condições de vida e doenças impediram a expansão de seres humanos. Somente em 1.700, quando a população atingia 610 milhões, é que a taxa de crescimento aumentou significativamente, ultrapassando lentamente 1 bilhão de pessoas, no início dos anos 1.800, e dobrando em um século. Então chega a industrialização, o comércio e os avanços na agricultura e no transporte marítimo que contribuíram para aumentar nosso crescimento viral. Hoje a população mundial excede 6 bilhões de pessoas e continua crescendo.
.
Percebemos que todo o crescimento do ser humano se deu a novas tecnologias e melhoria de vida. Isso acontece dentro do Facebook e das plataformas de Mídias Sociais todos os dias. Melhorias no sistema do site, novos aplicativos, formas estudadas de encontrar novos usuários são baseados na necessidade humana de crescimento e de relacionamento.
.
Entender a necessidade humana é a melhor forma de criar um sistema que viralize, principalmente em um ambiente tão rápido como a Internet. Dizia um filósofo contemporâneo que se quisermos compreender a história devemos olhar para trás, mas se quisermos fazer a história devemos olhar para frente. Compreenda o passado e as necessidades humanas e então olhe novamente para frente e veja as oportunidades que estão em sua volta.

Nenhum comentário: