Loading

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

CineSesc começa nesta segunda em João Pessoa
.
A programação do CineSesc “Brasil do Oiapoque ao Chuí”, que visa contemplar filmes ambientados nas cinco regiões do País, começa nesta segunda-feira (23/08) trazendo filmes da Região Norte. Amazonas Amazonas (15’) é o primeiro ensaio em cores do pai do cinema novo, o cineasta Glauber Rocha. O filme mostra as belezas e riquezas naturais da região Amazônica através das características marcantes do documentário Glauberiano. As intenções nacionalistas, as imagens dos trabalhadores, sua rotina, as mercadorias e produtos, são apresentadas por meio de tomadas líricas que perpassam as obras do diretor.
.
Um dado curioso desta produção é que o diretor Glauber Rocha filmou “Amazonas Amazonas” com o intuito de obter recursos financeiros para sua obra maior, “Terra em Transe”. O diretor já haveria chegado ao estado com uma idéia preconcebida, mas sentiu-se encurralado quando se deparou com uma Amazonas de riqueza, mas também de muita exploração.
.
O longa do primeiro dia de programação é dirigido por Aurélio Michiles e apresenta reflexões do próprio cinema. “O cineasta da Selva (87’)”, conta a história de um garoto que aos 13 anos atravessa o atlântico saindo de Portugal para o Brasil. Encantado pelo Rio Amazonas, Silvino Santos, deseja conhecer de perto as riquezas Amazônicas. Aos 27 anos o jovem garoto filma seu primeiro longa-metragem ambientado no Amazonas; no longa ele apresenta a Amazonas do início do século XX e com ele se torna um mito na região e um dos percussores do cinema no Brasil.
.
A programação do CineSesc desta semana continua até a sexta-feira (27/08), com exibições às 12h e às 17h, no miniauditório do Sesc Centro, tendo horário alternativo para as escolas às 9h e às 15h. Os educadores interessados podem agendar as exibições no Setor de Cultura da instituição comerciária, das 8h às 12h e das 14h às 18h. O Sesc está localizado na Rua Desembargador Souto Maior, 281, Centro – João Pessoa. Fone: 3208-2158.

Nenhum comentário: