Loading

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Webjornalismo: terceira grande onda
.
Pamela Estevo
.
A maior revolução da humanidade em todos os tempos, a Internet, com sua força silenciosa, continua surpreendendo. E a ferramenta conhecida como blog, também faz sua parte. Não há dúvidas que o webjornalismo é a terceira grande onda da mídia.
.
A importância de um profissional multimídia é uma das tendências do jornalismo. No meio digital não é diferente. O trabalho na web não se restringe a produção da pauta e a redação dos textos. É preciso pensar em fotos para ilustrar a matéria, boxes de informações para complementar os textos, Links relacionados que possa ajudar o leitor, conhecer a dinâmica da informação on-line. A web proporciona a facilidade de acesso às informações. Existe uma infinidade de sites de notícias e ainda diversos links nas matérias. Basta clicar e consultar mais informações e detalhes.
.
Mas dentro de tanta eficácia existe a “superficialidade”. Na verdade, não é o meio que favorece matérias superficiais. Cabe aos jornalistas e editores escolher que formas vão dar aos seus produtos. Dependendo da maneira escolhida, a informação pode motivar o leitor, levando-o a buscar ainda mais conhecimento.
.
O trabalho do webjornalista tem suas vantagens e desvantagens, como em qualquer outra área. O jornalista não tem muito tempo de apurar quando trabalha em portais de notícia. Tem que fazer tudo para ontem e não dá para fazer um texto mais elaborado. Acaba fazendo parte de uma engrenagem, e isso pode ser massacrante. No entanto, o trabalho tem suas vantagens: a possibilidade de corrigir erros e atualizar a notícia. Coisas que no impresso não dá pra fazer.

Nenhum comentário: