Loading

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Voto: direito e responsabilidade
.
Yuri Souza
.
Roma antiga: Com o crescimento urbano vieram também os problemas sociais para Roma, como o desemprego. Receoso de que pudesse acontecer alguma revolta de desempregados, o imperador criou a política do “Pão e Circo”, que consistia em oferecer aos romanos, alimentação e diversão. Quase todos os dias ocorriam lutas de gladiadores nos estádios (o mais famoso foi o Coliseu de Roma), onde eram distribuídos alimentos. Desta forma, a população carente era iludida, desmobilizada, diminuindo as chances de uma revolta.
.
Sociedade atual: Com o contínuo crescimento populacional, intensificaram os problemas ambientais e sociais para o mundo. A automatização, a globalização e a falta de políticas públicas adequadas geraram, entre outros problemas, muito desemprego em áreas rurais e urbanas. Porém, diferentemente da antiga Roma, nos atuais paises democráticos, como o Brasil, essa parcela da população pode mudar a sua situação através do voto.
.
Receoso que essas pessoas venham votar de forma consciente, parte de nossos políticos, os oportunistas e incompetentes, que valorizam a ineficiência, a improvisação e a transferência de responsabilidades, geradores de uma espiral descendente de fracasso sobre fracasso, que aumenta a pressão da pobreza e da violência sobre as comunidades carentes, usam a versão “pão e circo, século 21”, dando a população cestas básicas, festas e shows esportivos, explorando a sua “ingenuidade”. Desta forma, como os antigos romanos, a população é enganada, e deixa de utilizar de forma acertada a sua grande arma, o voto, que neste ano elegerá prefeitos e vereadores para administrar as nossas cidades.
.
Porém, ainda existem uma pequena minoria de políticos, éticos e capacitados intelectualmente, que lutam pelo aperfeiçoamento e a melhoria contínua da qualidade administrativa pública, e conseqüentemente da qualidade de vida de toda a população, com a convicção de que a realidade pode ser mudada para melhor a partir da busca da excelência na gestão pública.
.
Pessoas (incluindo os políticos) são como as águas, podem estar límpidas ou poluídas, podem gerar a vida ou promover a morte, é tudo uma questão de escolha de cada um de nós. Sem eliminarmos o nosso egoísmo, fator de degradação do relacionamento humano, não haverá justiça social, ética na política e, muito menos ainda, preservação do nosso meio ambiente.
.
A imagem que deixaremos para as gerações futuras serão os nossos atos. Por tanto devemos pensar bem antes de agir. Se quisermos deixar um reflexo positivo, votemos com consciência, escolhendo candidatos comprovadamente comprometidos com a justiça social e a preservação ambiental.

Nenhum comentário: