Loading

sábado, 18 de outubro de 2008

PSS-2009 e PSU: estudantes à prova
.
Priscila Lima
.
As inscrições para o Processo Seletivo Seriado (PSS) 2009 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ocorreram no período de 06 a 24 de agosto e foram realizadas através do site da Coperve. A instituição, que é responsável pela organização do concurso, disponibilizou computadores em diversas escolas para que os candidatos se inscrevessem como mais facilidade e rapidez.
.
As provas do PSS são elaboradas de acordo com programas de conteúdo, estabelecidos em referência à 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Constituídas de questões objetivas e produção textual, na prova de Redação em Língua Portuguesa. Serão aplicadas em quatro dias, sendo os dois primeiros destinados às provas da 1ª e 2ª série, respectivamente, e os dois últimos, às provas da 3ª série e Redação.
.
Nesta edição do PSS a UFPB oferece um novo Curso de Letras: Línguas Clássicas (Grego e Latim) e uma graduação pioneira na América Latina, a de Ciências das Religiões, no campus de João Pessoa. Além disso, serão oferecidas mais 10 vagas para os cursos de Agroindústria, Administração e Pedagogia, no campus de Bananeiras. Assim, o total de vagas do PSS-2009 passou a ser 5.855. Em processo seletivo específico, são oferecidas ainda 120 vagas para os cursos de Música (Bacharelado), Música (Licenciatura), Teatro e Artes Visuais. Segundo o presidente da Coperve, professor João Lins, 53.710 candidatos se inscreveram para disputar as vagas oferecidas.
.
No dia 20 de agosto terminou o prazo para a Coperve receber das escolas públicas da Paraíba retificações sobre alunos candidatos à isenção de taxa de inscrição. "É importante lembrar que o candidato só faz a inscrição com a identidade e o CPF. Além disso, a escola que não enviar o nome e o CPF do aluno inviabilizará sua inscrição porque ele ficará na lista de pendentes", informou João Lins. Entretanto, aconteceu exatamente o contrário com a estudante Wanessa Horrana, pois a escola em que ela estuda não enviou seu nome para a isenção. Logo, ela teve que pagar os R$ 44,00, taxa cobrada para alunos que não possuem o benefício.
.
Já o Processo Seletivo Unificado (PSU), do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet-PB), oferecerá 1.400 vagas no Ensino Superior, 1.718 nos cursos técnicos subseqüentes e 432 nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Um novo curso superior entra na disputa: Tecnologia em Gestão Ambiental e outro integrado ao Ensino Médio, de Instrumento Musical. A novidade no ingresso aos cursos superiores é o aproveitamento de notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Assim como o PSS-2009, as inscrições do PSU foram feitas através da Internet.
.
Outra inovação neste processo seletivo é que, além das vagas de João Pessoa, Campina Grande e Cajazeiras, já estão incluídas as vagas das cinco novas unidades: Patos, Monteiro, Picuí, Cabedelo e Princesa Isabel. Os cursos foram escolhidos em audiências públicas em cada um dos municípios, levando-se em conta a vontade da comunidade e a vocação da região. A estudante Lívia Barbosa está bastante esperançosa, ela fará provas do PSS-2009 - para Arquitetura - e do PSU, para Tecnologia em Design de Interiores.
.

Nenhum comentário: