Loading

quarta-feira, 9 de março de 2011

Simpósio Internacional de Arte Contemporânea

Este mês será realizado em Campina Grande o evento Arte na Contemporaneidade: Pensamento, Criação e Ato de 15 a 19 de março. Como parte da programação, haverá o "I Simpósio Internacional de Arte e Cultura Contemporânea de Campina Grande", que vai reunir educadores, artistas, críticos de arte e gestores para realizar conferências sobre o tema Arte na Contemporaneidade. Além do Simpósio, está prevista a realização de Workshops e de um Festival de Artes.
.
O Simpósio será realizado em 15, 16 e 17 de março no Palácio das Artes Suellen Carolini, em Campina Grande/PB. A abertura será no dia 15/03, às 20h com a Aula Magna do paraibano Paulo Sérgio Duarte. O crítico de arte e professor é referência na história da arte da Paraíba. Ele participou da criação do Núcleo de Arte Contemporânea-NAC/UFPB (1978, João Pessoa-PB).
.

Entre educadores do Núcleo de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPB/UFPE, estão: Lívia Marques, que vai abordar a necessidade do estudo da arte na contemporaneidade; Madalena Zaccara, que deve indicar a evolução das artes na Paraíba; e o artista e professor, José Rufino, que discorre sobre arte contemporânea e memória política - tema que norteia sua própria produção. Fred Svendsen e Dyógenes Chaves também participam do Simpósio Internacional. Enquanto o artista visual Svendsen dá conferência sobre arte conceitual e arte contemporânea, Chaves — que também é crítico de arte e curador — deve propor reflexões sobre o papel da crítica na arte contemporânea.
.
Do Porto, em Portugal, estão confirmadas as participações de Gabriela V. Pinheiro — para falar sobre arte contemporânea no espaço das cidades — e Maria de Fátima Lambert, que realiza conferência sobre curadoria contemporânea, o novo museu. Temas como Mercado e Políticas Públicas também têm relevância no Simpósio. O diretor da revista FMQ? (Fome de Que?), Franz Lima, comenta sobre o mercado cultural do Estado e Chico César, atual secretário de Cultura, aborda a política artístico-cultural na Paraíba.
.

No Simpósio haverá ainda apresentação dos trabalhos “Coleção de Coleções: antropologia do objeto museal no Instituto Ricardo Brennand” e “Graffiti e Instituições Museais no Recife: Percursos e Sentidos”, ambos de Nicole Cosh. Inscrições para o Simpósio via e-mail: projeto.pensamento.criacao.ato@gmail.com Confira também a programação completa.
.

FONTE: http://pt-br.paperblog.com
.

Nenhum comentário: