Loading

sábado, 26 de março de 2011

Redes sociais, o futuro da Internet


Candice Vitale
.
O assunto do momento entre os profissionais de internet são as redes sociais. Sim, elas são vistas hoje como o futuro da internet, um futuro bem próximo… Mas o que são as redes sociais? Elas se encontram dentro de sites de relacionamento como Orkut, Facebook, LinkedIn, Twitter , etc… No Brasil o Orkut está em primeiro lugar, concentrando mais de 20 milhões de cadastrados, seguido da consultora comScore. As últimas pesquisas mostram a ascenção desse tipo de mídia: cerca de 85% dos usuários brasileiros visitam alguma rede social.
.
Além da conexão com novos e velhos amigos, a troca de informações em grupos de discussão, o acompanhamento das últimas novidades sobre assuntos de interesse e até mesmo busca de empregos, as social media vêm se tornando um grande atrativo no mundo corporativo. Usar essas redes como fonte de informação para conhecer seu público-alvo, saber o que eles pensam e até mesmo interagir com eles de forma direta é uma estratégia interessante para as empresas. Além disso, muito se discute sobre a migração de investimentos para esses meios ao invés de investimentos na propaganda convencional, tamanho é o “buzz” que eles vêm causando no universo on-line.
.
Não sejamos radicais: é claro que a propaganda nunca perderá seu espaço, mas o que as empresas já vêm percebendo é que, com baixos budgets, é possível alimentar comunidades e fóruns e criar campanhas dentro das redes, atingindo diretamente seu consumidor. Interessante não?!
.
Anunciar em redes sociais
.
O limite é a criatividade e a sensibilidade de não invadir o valioso espaço criado dentro das comunidades. É fascinante ter a oportunidade de estar tão próximo de seu público, mas é necessário respeitar seu espaço, pois ao mesmo tempo que são abertas para discussão sobre produtos, a propaganda deliberada poderia ser encarada com maus olhos.
.
Bem, pra saber mais sobre o assunto eu sugiro que vocês entrem em uma das mais populares redes atuais o Twitter e procure as inúmeras comunidades sobre o tema dando um follow e mantenha-se atualizado quase minuto a minuto sobre as novidades… Fácil entender o sucesso dessas redes né? Procurou, achou!.
.

Nenhum comentário: