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sábado, 6 de novembro de 2010


Mídias Sociais: antes de analisar é preciso planejar

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Sabrina Almeida
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Mídía Social é, sem dúvida, um dos termos mais discutidos na atualidade. Se antes as agências corriam atrás dos clientes, hoje são eles que buscam empresas capazes de desenvolver campanhas de comunicação online para agregar valor e posicionar a marca na web. Um dos fatores capaz de explicar essa mudança é o fato de que na internet os consumidores estão em contato com marcas, produtos e outros usuários. O que acaba por facilitar o relacionamento da marca com seus consumidores, além da boa e velha propaganda boca-a-boca.
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Durante as minhas aulas costumo dizer que se determinada empresa deixa um cliente, do sexo feminino, insatisfeita, essa decepção seria repassada a pelo menos outras 12 pessoas, enquanto se o cliente fosse do sexo masculino, possivelmente outros 5 possíveis consumidores ficariam com uma má impressão da empresa. Na web esses números aumentam e muito, afinal, trata-se de uma rede que conecta milhões de usuários que tem o poder de alavancar ou deflagrar um produto sem nenhum esforço.
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No entanto, se engana quem acredita que criar uma campanha de comunicação online, visando a presença digital de uma empresa no mercado é tão simples como criar um perfil nas principais redes sociais, como o orkut, twitter, facebook ou linkedin. Não basta estar na rede social, é preciso publicar conteúdo relevante, estreitar o relacionamento com os usuários e acima de tudo, saber monitorar tudo o que for de interesse da marca.
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Por isso, em agências de comunicação online é essencial a existência de um núcleo de planejamento digital. São os profissionais deste segmento que irão fazer uma análise minuciosa do mercado, dos concorrentes, dos produtos, serviços e até das reais possibilidades da inserção da marca na web.
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É a partir desta análise que o planejamento começa a ser traçado e a campanha começa a ganhar idéias reais. Costumo dizer que o profissional responsável pelo planejamento é o mesmo que possui a responsabilidade de ligar a marca ao consumidor. Afinal, quando o cliente contrata um serviço de comunicação, seja ele offline ou online, o objetivo final, na maioria das vezes é um só, gerar leads, aumentar o lucro, garantir um bom posicionamento da marca, gerando resultados financeiros satisfatórios para ambos os lados.
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FONTE: http://midiaboom.com.br
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