Loading

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Dia pelo Fim da Violência contra a Mulher
.

Para marcar o Dia Internacional pelo Fim da Violência contra a Mulher, 25 de novembro, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), esta promovendo uma série de ações. As atividades acontecem em parceria com outras secretarias do município e integram também a Campanha dos 16 Dias de Ativismo.
.

A primeira atividade da programação foi o debate sobre 'Gênero, masculinidade e violência', que aconteceu nesta quinta-feira (18/11), tendo como público alvo os homens da Gestão Municipal. Outro destaque é a Mobilização da Juventude contra a Violência à Mulher, cujo objetivo é alertar para o crescente número de jovens violentadas na Paraíba. Esta ação, programada para o dia 26/11, será realizada em parceria com o Projovem Municipal.
.

Durante todo este mês também acontecem intervenções na programação do Circuito das Praças, com distribuição de material informativo sobre a temática da violência contra a mulher, realizada pela equipe da Secretaria das Mulheres e do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra.
.

Segundo a Secretária de Políticas para as Mulheres, Nézia Gomes, resgatar esta data é reafirmar o compromisso da Gestão Municipal com o enfrentamento da Violência contra a Mulher. "A Prefeitura sempre resgata as datas de luta do movimento de mulheres e o 25 de novembro é uma data importante porque mobiliza a sociedade para a problemática da violência de gênero. E este ano, nosso foco serão os homens da gestão e a juventude, principalmente as meninas, que desde cedo vem encarando a violência dentro e fora de casa", afirmou Nézia Gomes.
.

A data – 25 de novembro foi escolhido como o Dia Internacional pelo Fim da Violência contra a Mulher durante o 1° Encontro Feminista Latino-americano e do Caribe, em 1981, e adotado oficialmente pela ONU em 1999. A data marca o assassinato das revolucionárias Irmãs Mirabal, a mando do então ditador da República Dominicana, Rafael Trujillo, em 25/11/1961. A data tornou-se emblemática e passou a ser um dia internacional de protesto contra a violência de gênero.
.

FONTE: www.joaopessoa.pb.gov.br
.

Nenhum comentário: