Loading

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Final do Circuito Brasileiro de Skate em JP
.
A capital paraibana vai sediar neste sábado (28) e domingo (29) a final do Circuito Brasileiro de Street Skate Profissional 2009 – Myllys Pro. O evento vai reunir aproximadamente 40 atletas, a partir das 15 h, na pista "Skate Plaza Manaíra" e reunirá os melhores skatistas da modalidade no Brasil, como informou o secretário de Esporte e Juventude de João Pessoa (Sejer), Alexandre Urquiza.
.

Realizado pela Myllys Skate Pro e Confederação Brasileira de Skate (CBKs), o evento tem o patrocínio da Prefeitura Municipal (PMJP), "O objetivo é divulgar a prática do esporte como uma das alternativas para uma melhor qualidade de vida", observa Alexandre Urquiza. Ele explica que a "Skate Plaza Manaíra" é o maior espaço público da modalidade na América Latina, o que tornou possível trazer a final do Circuito Brasileiro para João Pessoa.
.

O secretário informou que, para a cidade de João Pessoa, eventos de grande porte, como a final do Street Skate Profissional, colocam a cidade na rota dos esportes radicais brasileiros. "Um evento como esse terá repercussão nacional. Só para ter uma idéia, haverá a cobertura ao vivo do canal de esporte ESPN, como a transmissão do Circuito pelo Globo Esporte", frisou.
.

Coletiva de Imprensa - Nesta quinta-feira (26) haverá uma coletiva no hotel Ambassador, localizado no Cabo Branco, às 16h. Na ocasião estarão presentes o secretário de Esportes da PMJP, Alexandre Urquiza, um representante da CBKs, além de Jason Alexander, skatista e proprietário da Myllys Skate Pro. Juntos, eles mostrarão a importância do Circuito no cenário do desporto nacional, além de falarem sobre a infraestrutura do evento os atletas que participarão.
.

Diversos ídolos do esporte nacional, como o bicampeão mundial, Rodil Ferrugem (PR), Diego Oliveira (SP) e Lucas Carvalho "Xaparral" (PR) estarão presentes no evento promovendo um verdadeiro intercâmbio. "Mesmo competindo com os melhores skatistas do Brasil, me sinto confiante quanto a minha participação num campeonato desse nível", comenta o paraibano Jason Alexander, representante do Estado no Circuito. Alexander que divide seu tempo entre a organização do evento e os treinos, acrescenta ainda que um campeonato desse porte "irá alavancar o esporte dentro do estado".
.

Premiação - Nessa edição do Myllys Skate Pro 2009, a premiação para os profissionais será de R$30.000,00 divididos entre os quinze primeiros colocados, além de medalhas e troféus. Os skatistas profissionais confederados junto a CBSk podem se inscrever na sexta-feira (27), das 15h às 19h e no sábado (28), das 15h às 17h. São esperados para esta etapa cerca de 40 profissionais de todo País.
.

Conforme o regulamento do Circuito, os dez primeiros colocados da etapa anterior do Circuito Brasileiro Profissional, que aconteceu em Sobral (CE), estão classificados direto para a semifinal. Segundo o mesmo regulamento, os treinos livres oficiais acontecerão das 15h às 20h, de sexta-feira (27) e sábado (28), das 15h às 17h. As eliminatórias acontecerão a partir das 17h, no sábado. No domingo (29), os treinos com os semifinalistas serão a partir das 15h00. As 16h00 os skatistas disputarão as semifinais, e a grande final do Circuito Brasileiro Street Skate Profissionais 2009 será das 18h45min as 20h00. Mais informações através do site oficial do evento: www.myllys.com.br.
.

Uma volta de Skate - O Sidewalk Surfing começou nos EUA em meados dos anos 60. Surfistas californianos, cansados de esperar boas ondas para surfar resolveram colocar rodinhas de patins numa madeira que imitava uma prancha e fizeram surgir o "surf na calçada" ou Sidewalk Surfing, que só em 1965 ganhou seu nome definitivo: Skateboard, ou simplesmente, 'Skate'.
.

Nesse mesmo ano o esporte chegou ao Brasil e em pouco tempo ganhou adaptações. O que no início eram "rolimãs" usados apenas como divertimento, em 1974 tornou-se primeiro campeonato de Skate, realizado no Clube Federal do Rio de Janeiro. No mesmo ano, foi inaugurada a 1º pista no País. Na década de 90 o skate teve uma grande evolução no mercado e no número de praticantes. Hoje, o Brasil representa a segunda maior potência mundial do esporte.
.

Na Paraíba o skate tem raízes fortes. O estado foi pioneiro no Nordeste brasileiro, realizando no final da década de 70 o primeiro campeonato de skate da Região, colocando a Paraíba na rota do skate nacional. Hoje conta com duas grandes pistas de street: Skate Plaza Manaíra, em João Pessoa, e ZL Skatepark, em Campina Grande.
.

FONTE: http://www.joaopessoa.pb.gov.br
.

Nenhum comentário: