Loading

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML)
.
Renato Rovai

.
Debater alternativas para construir uma nova estrutura de comunicação planetária é fundamental para que possamos sonhar com um “Outro Mundo Possível”. Nos dias 26 e 27 de janeiro midialivristas de todos os cantos do planeta se reunirão em Belém-PA para encarar esse desafio, antes do Fórum Social Mundial (FSM), que começa no dia 27 à tarde. Será a primeira edição do “Fórum Mundial de Mídia Livre”. A programação terá duas mesas, um seminário e uma assembléia de confraternização e encaminhamentos.
.
A primeira mesa será sobre “Como Ampliar o Midialivrismo”. A idéia é debater formas de aumentar a capacidade de nossa rede de informação para que os veículos que produzimos se tornem ainda mais fortes. A verdade é que o campo da informação livre já é muito maior do que nossos adversários midiáticos gostariam que fosse. E só não tem sua real importância reconhecida porque se isso acontecer teremos de receber o apoio que eles recebem, por exemplo, em verbas públicas.
.
A mesa dois será: “A Mídia e a Crise”. Nela será discutido o comportamento e a responsabilidade dos conglomerados midiáticos na atual crise da globalização. O processo de desinformação a que fomos submetidos teve e tem um preço. E a mídia comercial é sócia desta conta. Ainda no primeiro dia acontecerá o Seminário de Comunicação Compartilhada, que tem como um dos objetivos criar interação entre projetos e midialivristas brasileiros e internacionais no exercício de outra comunicação.
.
No dia 27, antes da marcha, a idéia que está em debate é de realizar uma grande assembléia/confraternização de encerramento. Nela, os participantes poderão tanto apresentar seus projetos, como propostas de luta e/ou mesmo buscar parceiros para novas iniciativas midiáticas. Como tudo que acontece na dinâmica do FSM, o FMML também vem sendo realizado na militância e na base do consenso progressivo.
.

Nenhum comentário: