Loading

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Dança de Rua e juventude

.
As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows. Em 1967, o cantor James Brown lançou a Dança de Rua através do ritmo Funky.
.
Hoje a repercussão mundial da Dança de Rua, retrata o reconhecimento do trabalho e não um simples modismo. Quanto ao termo Hip-Hop, alguns dizem que foi criado em meados de 1968 por um DJ jamaicano chamado Afrika Bambaataa. Ele teria se inspirado em dois movimentos cíclicos, ou seja, um deles estava justamente na forma de dança popular na época, que era saltar (Hop) movimentando os quadris (Hip).
.
Os 4 elementos do Hip-Hop são:
- DJ: A alma, essência, ritmo e raiz sonora;
- MC: A consciência, cérebro, poesia / rima;
- BREAK: Representa o corpo através da dança;
- GRAFITE: A expressão da arte, o meio de comunicação.
.
Em meados dos anos 70 no Bronx (Nova Iorque) surgiram dois excelentes DJs, que mais tarde seriam conhecidos como os criadores do Breakbeat: Kool Herc e Kool Dee. O Break, uma das vertentes do Street Dance, explodiu nos EUA em 1981 e se espandiu mundialmente, sendo que, no Brasil, devido à sua cultura, os dançarinos incorporaram novos elementos.
.
Em janeiro de 1991, foi criado na cidade de Santos, o primeiro curso de Dança de Rua do Brasil, idealizado pelo coreógrafo e bailarino Marcelo Cirino, baseando-se em trabalho prático e de pesquisa, desde 1982. O curso virou projeto, sempre com apoio da Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Santos.
.
Por ser uma atividade dinâmica e bem quista pela juventude, a Dança de Rua sai na frente de atividades rotineiras, com sua identidade própria. Usada pedagogicamente, tende a desenvolver uma interação mais próxima entre os jovens e o mundo, mostrando suas transformações e a forma como os jovens interpretam isso. Este é inclusive um dos poderes que a dança tem sobre quem a utiliza.
.

Nenhum comentário: