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terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Teatro e desenvolvimento cultural
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O teatro, desde sempre, vem comunicando, questionando, emocionando e alegrando a humanidade. Ainda nos primitivos, os homens, na falta de uma linguagem articulada, utilizavam-se de processos miméticos para se comunicar, vibrando o nascimento da arte cênica, incorporada a vida como uma necessidade primordial; até as formas mais contemporâneas desta arte onde, novamente, vislumbramos uma tentativa de reencontro com a sua irmã, a dança, e se enamorando das diversas correntes do pensamento humano.
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O ensino do teatro, ao fundamentar prática e teoricamente sobre essa linguagem especifica do conhecimento humano, com seus códigos e sistemas que a caracterizam como linguagem; preenchem lacunas no processo educacional, a exemplo do trabalho como a correta utilização do corpo e voz, a auto-estima, a responsabilidade, a perseverança, a imaginação a criatividade, a percepção, a concentração, ou seja, elementos necessários ao desenvolvimento de indivíduos empreendedores.
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O acesso aos fundamentos teóricos – práticos desta forma artística, é uma avanço na soma do crescimento individual e coletivo do individuo, já que, ao formá-los dentro dessa área de conhecimento especifico os instrumentalizamos para perceber a realidade em que se inserem e assim, a interferir de maneira mais contundente na mesma, uma vez que a obra de arte reflete a realidade do individuo e para isso é necessário que ela tenha uma percepção maior da mesma.
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A ampliação do universo cultural, cognitivo e físico que é gerada com esse tipo de trabalho de soma, claro, as informações externas, empíricas ou acadêmicas, promovendo todo um universo de idéias, conceitos e criações que só podem ser relacionadas a essa área responsável por todos os profissionais do amanhã: a educação.
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