Loading

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

É hora de malhar
.
Bertrand Sousa
.
O fim de ano já vem chegando e com ele o Verão, a estação mais quente do ano em todos os sentidos. Nesta época as pessoas começam a se preocupar mais com a forma física, que deve estar em dia para aproveitar os meses de sol forte, seja nas praias, parques e demais espaços de lazer. Os padrões de beleza corporal, vigentes na sociedade moderna, pedem corpos atléticos, com músculos bem definidos ou “malhados”, como dizem por aí.
.
As academias da nossa cidade já começaram a registrar um aumento do número de alunos matriculados. São os “malhadores de fim-de-ano” que buscam entrar em forma rapidamente, preparando-se para os agitos do Verão. Alguns querem perder quilinhos adqüiridos ao longo do ano, as chamadas “gorduras localizadas”. Enquanto isso, outros estão dispostos a ganhar massa muscular e/ou definir melhor as linhas do corpo.
.
De acordo com Airton Renan, professor da Academia Ginasium, a primeira coisa que deve ser feita é procurar um profissional especializado para que ele estabeleça uma carga adequada de exercícios, evitando assim os exageros dos mais apressados em obter resultados. Em seguida, os atletas devem ter uma atenção especial com a alimentação, iniciando uma dieta balanceada, de preferência programada por um profissional nutricionista. “O importante é não ficar parado e queimar calorias”, ressaltou o professor.
.
As novidades para este ano são os exercícios com bolas, em camas elásticas e o lifting. De acordo com Luciano de Oliveira, especialista em atividades físicas e saúde da Corpore Academia, as pessoas devem dar prioridade às atividades aeróbicas, pois queimam mais gorduras. Entre elas estão os exercícios de esteira, natação, ginástica, caminhadas, entre outras. Ele afirma que deve haver menos intensidade na musculação, sendo feita apenas para manter a “massa magra” dos atletas.
.
Os médicos recomendam também a ingestão de bastante líquido (água e sucos) durante todo o Verão, visando uma melhor hidratação do corpo durante as atividades físicas. Com todas estas dicas não dá mais para ficar parado. É hora de malhar pessoal!
.

Nenhum comentário: