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sexta-feira, 11 de julho de 2008

Blogs fazem jornalismo?
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Marinilda Carvalho
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Analistas de imprensa aproveitaram o fiasco dos blogs de política nas eleições americanas para voltar a um velho debate - entenda-se "velho" segundo os padrões de tempo das novas mídias - que parece nunca terminar: blogs fazem jornalismo?
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Teóricos de valor e sem valor já definiram de muitas formas o que é o jornalismo. Blogs também, mas talvez a definição mais instigante seja "ruído aleatório no isomorfismo do noticiário". Se a maioria dos profissionais de jornalismo responde não à pergunta do título, muitos jornalistas criaram blogs e muitos jornais incorporaram blogs a suas edições online. Então, o "ruído" dessa mídia alternativa é cada vez mais alto, atraindo especialmente leitores insatisfeitos com a grande imprensa. E aí parece estar o "xis" do debate. De que blogs estamos falando?
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Para o jornalista canadense David Akin, comentarista de tecnologia que acha essa discussão entediante, há três coisas que distinguem o jornalismo: a) um contrato, uma compreensão entre leitor e jornalista sobre quem paga as contas. Os leitores do jornal The Globe and Mail (onde Akin trabalha) sabem que as contas, inclusive os salários dos jornalistas, são pagas pela venda de anúncios. Um leitor precisa saber quem está pagando as contas, para determinar a validade das notícias apresentadas; b) Um leitor tem algum senso da existência institucional do sistema: ele sabe que na ausência de um jornalista alguém tomará seu lugar, mantendo o contrato. É jornalismo quando se tem um sistema que garanta a produção das informações. Então, o jornalismo precisa existir numa instituição? Sim. c) no jornalismo, o leitor pode contar com a regularidade. Este é também um ponto do contrato entre jornalista e leitor. Enquanto jornalistas podem escrever esporadicamente, o sistema trabalha com um deadline – pode ser de ano em ano ou de hora em hora. O leitor procura e acha. Sabe que pode contar com aquela regularidade.
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Empresas jornalísticas
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Steve Outing, editor do (www.poynter.org), diz que "quando um blogueiro inteligente e com bom público dá uma informação exclusiva, ela se espalha como fogo no mato; outros blogs a reproduzem, eventualmente a grande mídia a desenvolve". Tais "blogueiros" ostentam anúncios em seus sites, recebem doações de leitores, são hóspedes "de cortesia" de grandes provedores. Contratam ajudantes, montam pequenas (e até grandes) redações. Alguns têm a cara da grande imprensa online. São blogs? Dificilmente. Antes empresas jornalísticas, mesmo que em escala menor.
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Em fevereiro de 2003, Phil Ringnalda, um dos programadores da Pyra Labs, a "empresinha" de São Francisco que criou o Blogger, resumiu as questões cruciais desse debate. Cansado da pergunta "Blogs fazem jornalismo?", que considera imbecil, ele escreveu em seu blog (http://philringnalda.com/blog): "Todo artigo de jornal e revista parece ter necessidade de perguntar isso, e geralmente responde ‘Não!’ (...) Diabos, sim! E o que é melhor, apenas com a parte divertida do jornalismo, que podemos fazer sentados, sem a parte chata."
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"Assim, ter um blog jornalístico significa cumprir a parte boa de qualquer função do jornalismo, sem nenhuma das partes chatas. Não admira que vocês continuem perguntando se 'blogs fazem jornalismo?' Não fazem jornalismo, é verdade, fazem outra coisa: trabalham pela cidadania", concluiu.
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FONTE: Observatório da Imprensa
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