Loading

sexta-feira, 4 de julho de 2008

Dica cultural: livro
.

A quinta edição do livro "O poder jovem: história da participação política dos estudantes brasileiros", de Arthur Poerner, revisada, ampliada e atualizada, foi lançada no último dia 27 de julho, na sede da Associação Brasileira de Impresa (ABI), num evento promovido pela própria ABI, em parceria com a União Nacional dos Estudantes (UNE), Clube de Engenharia e Booklink Publicações.
.
Lançado há 36 anos, após o assassinato do secundarista Edson Luís de Lima Souto, o livro foi um dos primeiros a serem oficialmente proibidos depois do Ato Institucional n° 5, através de portaria do ministro da justiça Alfredo Buzaid. Uma edição clandestina foi impressa pelos estudantes na gráfica da PUC de São Paulo, em 1977. A terceira edição só pôde sair com a abertura política, em 1979, e quarta foi publicada em 1995 em São Paulo, pelo Centro de Memória da Juventude.
.
Esta nova edição está sendo lançada pela Booklink e relata a participação política estudantil desde a captura do corsário francês Jean-François Duclerc no Rio, em 1710, até o encontro da diretoria da UNE com o presidente Lula, em outubro passado. Prefaciada pelo ministro da Coordenação Política e Assuntos Institucionais, Aldo Rebelo, Poerner fez questão de manter, também, os prefácios das edições anteriores, do general Pery Constant Bevilaqua - que garantiu o lançamento da 1a. edição - do acadêmico e dicionarista Antônio Houaiss e do deputado federal Lindbergh Farias, assim como o texto das orelhas do jornalista e escritor Otto Maria Carpeaux.
.
.

Nenhum comentário: