Loading

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Métodos utilizados no Jornalismo Investigativo
.

Regiane Santos Barbosa
.

O repórter precisa, primeiramente, para inverter tal situação, de faro para detectar que determinada declaração, número, documento, estatística, pesquisa de opinião ou situação tem algo de "estranho". Desconfiado, o profissional deve munir-se de ferramentas para investigar porque determinadas informações foram ou são omitidas.
.

Essas ferramentas investigativas geram polêmica no meio acadêmico, no mercado de trabalho e na opinião pública, já que muitos profissionais utilizam de métodos escusos para conseguir informações exclusivas. Para muitos, o trabalho do repórter investigativo confunde-se com o da polícia e do Ministério Público, porque jornalistas vão a campo apurar fatos e utilizam-se de câmeras e gravadores escondidos, grampos telefônicos e vigília constante dos envolvidos, métodos utilizados pelas autoridades policiais e públicas.
.

Alguns profissionais fazem uso de métodos pouco ortodoxos na investigação jornalística, como Percival de Souza, quando ainda era repórter do Jornal da Tarde. Ele arrombou um barraco para pegar uma foto de "João Boiadeiro", o doador do primeiro transplante de coração feito no Brasil. De acordo com o relato do colega de trabalho de Percival, Antônio Carlos Fon, o repórter "arrombou a porta do falecido, mexeu nas coisas dele, pegou o ‘boneco do defunto e mais: tirou todos os bonecos que ele encontrou na casa. Assim, se outro repórter chegasse depois, não encontraria nada".
.

Além de utilizar meios ilícitos para comprovar determinado fato, muitos jornalistas condenam, nas entrelinhas da reportagem, como se detivessem o poder de um juiz de direito, os envolvidos no caso narrado. O jornalismo presta um serviço através de uma investigação, quanto a isso não há a menor dúvida, pois denuncia o que não funciona, mas não pode substituir o poder de orgãos do Estado.
.

Para informar a sociedade de um erro, não justifica que o repórter cometa outro. Ele deve investigar o fato, mas com uma conduta profissional que celebre prudência. Um dos métodos para seguir esta conduta seria a mescla de algumas ferramentas do próprio jornalismo investigativo associadas às ferramentas de pesquisa das ciências sociais. Essa junção de métodos dá-se o nome de jornalismo de precisão.
.

FONTE: www.observatoriodaimprensa.com.br
.

Nenhum comentário: