Loading

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Reação eletrônica em João Pessoa
.

Evento no Centro Histórico busca reativar a cena dos DJs
.

Bertrand Sousa (*)
.

A história da Música Eletrônica em João Pessoa possui vários capítulos, fases com altos e baixos. Desde os anos 80 as batidas e sons binários passaram a fazer parte da nossa cultura. Naquela época havia poucos DJs e pistas de dança na Capital, mas o público não deixava de lado a curiosidade que aquele som despertava.
.

Já nos anos 90 vivenciamos um novo contexto no cenário musical da cidade, devido ao surgimento de estações de rádio com programação voltada ao público jovem, que veiculavam os grandes sucessos das pistas. Aos poucos, as músicas e a cultura associada ao movimento, passaram – ainda que timidamente – a fazer parte da noite pessoense.
.

Pouco tempo depois, com a crescente popularização da Internet no Brasil, mais músicas e informações passaram a circular, levando os ouvintes a (re)conhecerem os estilos eletrônicos: Techno, Trance, Drum’n’Bass, Breakbeat, Electro, House e muitos outros. Em algumas rádios e nas baladas de Música Eletrônica esses estilos e seus respectivos DJs foram responsáveis por escrever belas histórias, cheias de energia e vibração.
.

Durante a primeira década deste século XXI teve início em João Pessoa à cena eletrônica propriamente dita, com mais boates, festas rave, núcleos de DJs, websites, entre outras iniciativas. Porém, aquele constante desenvolvimento, que revelou artistas para o cenário nacional, foi substituído, nos últimos tempos, por uma fase de estagnação e/ou declínio. As causas que levaram a esse fenômeno são diversas e complexas, merecendo uma reflexão aprofundada em outra ocasião.
.

Como tentativa de reativar a cena eletrônica na capital paraibana – fornecendo ao público uma opção de entretenimento relacionada à cultura urbana, pós-moderna e alternativa – o núcleo Groovetronik e a Fetz Produções uniram forças para promover a festa “ReactiON”. O evento acontece nesta sexta-feira (05/02), a partir das 23h, na boate Intoca, localizada no Centro Histórico de João Pessoa - em frente ao Hotel Globo.
.

De acordo com os organizadores, “a finalidade do evento é proporcionar ao público uma festa bem organizada, que tenha uma atmosfera descontraída, com sonorização e luz de qualidade, onde todos(as) possam interagir harmoniosamente, unidos pela celebração da Música Eletrônica.” E para que isso se traduza em realidade foram escalados os seguintes DJs: Scrubs, Vinny, AND’y, Fetz, Raizen, além do produtor Lumen.
.

A música atual tem um grande poder de convencimento e a reação eletrônica desta sexta-feira deve atrair um público animado e diverso, ávido por novidades. Sendo assim, a “ReactiON” terá como trilha sonora uma mistura de estilos composta por: Electro, Progressive House, Breakbeat e Psy Trance. Os ingressos custam 10 reais e existe a promoção de entrada gratuita para as mulheres até 01h da manhã. Mais informações estão disponíveis no Orkut e através do site: www.fotolog com/groovetronik
.
Núcleo de DJs paraibanos
.

O núcleo paraibano de música eletrônica Groovetronik surgiu em agosto de 2004, quando cinco DJs passaram a tocar juntos semanalmente. Era o início de um trabalho que vem dando bons resultados. Desde o primeiro ano de atividades a equipe realizou várias festas em João Pessoa. Já são mais de 30 ao longo destes cinco anos de história.
.

Os principais objetivos do Groovetronik são: divulgar a cultura da Música Eletrônica na Paraíba; contribuir para o crescimento da cena de forma positiva e inovadora, para que possa ser acessível a todas as classes sociais. Enfim, a cada evento o coletivo de artistas busca aprimorar suas qualidades, sempre colocando a música e seu público em primeiro lugar.
.

(*) Jornalista, DJ e produtor cultural.
.

Nenhum comentário: