Loading

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Investindo em sonhos
.
Bertrand Sousa
.
A juventude pessoense obteve uma importante conquista na última sexta-feira (26/10), com o lançamento do programa “Empreender Jovem”. O convênio assinado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Banco do Brasil, apresenta-se como iniciativa ousada de investimento econômico, inclusão social e geração de emprego e renda.
.
A solenidade de lançamento fez parte da “I Semana de Juventude” da capital paraibana e aconteceu no auditório da reitoria (UFPB), com a participação de gestores municipais, educadores, centenas de jovens e representantes de outros programas que atendem ao setor juvenil (ProJovem e Agente Jovem).


Alunos das oficinas de Teatro, Percussão e Dança de rua (Break), do Centro de Referência da Juventude Ilma Suzete Gama, apresentaram-se durante o evento e foram aclamados pelo público. A programação cultural teve ainda: Ginga Nação Capoeira (Mangabeira), Dança do ventre (Valentina e Expedicionários) e Hip-hop (SDS, B-boys e MCs).
.
Segundo o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), a implantação do “Empreender Jovem” é um dos maiores desafios não apenas da PMJP, mas da administração brasileira. “A geração de postos de trabalho é um desafio mundial. É necessário avançar de forma sustentável e concreta, desenvolvendo a economia de baixo para cima, a partir dos excluídos. Nossa gestão escolheu o caminho do crescimento econômico apoiado na oferta de crédito e acompanhamento especializado”, afirmou o prefeito.
.
Funcionamento do Programa
.
O “Empreender Jovem” faz parte do consagrado “Empreender-JP” – programa permanente de crédito orientado do Governo Municipal de João Pessoa – e será destinado aos jovens entre “18 e 29 anos que estejam regularmente matriculados em instituições de ensino técnico, profissionalizante ou superior”.
.

De acordo com os critérios do Programa, os valores, prazos e carências estão organizados em três patamares (categorias): (1) individual para investimento misto, (2) modelo de negócio em grupo, (3) individual para capital de giro puro. Os encargos administrativos (juros) correspondem à taxa de 0,9% ao mês. A liberação do crédito pode ocorrer de uma só vez ou em parcelas, de acordo com o plano de negócio aprovado pelo Comitê Gestor do “Empreender-JP”.

Para o assessor de Políticas Públicas de Juventude da Capital, Joubert Fonseca, a criação do “Empreender Jovem” representa um momento histórico sem precedentes. “A cidade dá um passo concreto, incentivando a juventude para tornar-se protagonista de uma nova realidade social”, disse.

Nenhum comentário: