Loading

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Dia Nacional da Juventude

Bertrand Sousa
Tamyres Guedes
.
A diversidade cultural foi destaque na celebração pelo “Dia Nacional da Juventude” em João Pessoa. O evento ocorreu terça-feira (30/10), na Praça Pedro Américo, Centro. Grupos de teatro, dança e música – provenientes de vários bairros da Capital – realizaram divertidas apresentações, estabelecendo a comunicação direta: de jovem para jovem.
.
De acordo com Thiago Pacheco, coordenador municipal do programa Pró-Jovem, a comemoração foi muito importante porque conseguiu integrar a juventude das diversas localidades atendidas pelo Pró-Jovem, Agente Jovem, Centros de Referência da Juventude, entre outras iniciativas que trabalham com o setor juvenil. “Foi uma oportunidade para mostrarmos à sociedade o potencial artístico, cultural, e criativo que a juventude tem, quebrando alguns paradigmas e preconceitos”, afirmou.
.
Os espetáculos marcaram o dia dedicado aos jovens e fizeram parte da programação da “I Semana de Juventude” da cidade, organizada pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Assessoria de Políticas Públicas de Juventude. O tema escolhido para esta primeira edição foi: “Protagonizando a garantia de direitos”.
.
O público que compareceu a Praça Pedro Américo participou ativamente das manifestações culturais. Dentre elas, destacamos: capoeira Afro-Nagô e Oficina de Literatura (Valentina); Dança do ventre (Expedicionários e Valentina); Teatro (Rangel, Mangabeira, João XXIII e Beira da Linha); Dança de rua (B-boys e B-girls); Música (Verboso MC, Cassiano Pedra, DJ Adriano e banda Tocaia da Paraíba, que encerrou a festa).
.
Na opinião do jovem Adriano Nascimento, integrante do Movimento Hip-Hop da Paraíba, sempre deveriam acontecer eventos que incentivassem os jovens a participar dos programas e projetos de inclusão social. “Foi muito legal ver os grupos se apresentando na Praça. Não faço parte dos programas, mas se tivesse a idade certa não ficaria de fora. Gostaria também que houvesse a iniciativa de outros espaços para o Hip-Hop, para que os jovens tivessem mais oportunidades e objetivos na vida, sem pensar em violência e drogas”, comentou Adriano.

A realização desta atividade comemorativa abriu novas possibilidades para o desenvolvimento dos grupos e do próprio evento. Segundo Thiago Pacheco (Pró-Jovem), é difícil realizar grandes eventos, com muita gente envolvida, em locais abertos. “Como foi o primeiro, valeu a pena! Conseguimos aglutinar pessoas que trabalham com a juventude e grupos culturais organizados”, disse.

Nenhum comentário: