Loading

domingo, 5 de setembro de 2010

Blogar: por onde começar?
.
Camila Carrano
.
Uma das coisas que mais me perguntam é como começar a blogar. E eu realmente não sei responder, mas por experiência própria aprendi fazendo. Óbvio que os perfis dos blogueiros hoje em dia são bem distintos um dos outros, mas não há forma melhor para aprender, do que começando a fazer. Eu particularmente tive oportunidades de me inserir em blogs já conceituados para começar a escrever, e não tive o trabalho de estruturar um. Percebi que por mais que nossos pensamentos alguma hora aparentam ser loucos, existem pessoas que compartilham das mesmas ideias, interesses e filosofias. Assim, não existe porque não começar a escrever e trabalhar nesse mundo da blogosfera.
.
Se você ainda não possui um foco, quem sabe seja a hora de começar a pesquisar. Faça uma lista de blogs que você simpatiza, lê e interage, assine seus feeds. É importante sempre se manter atualizado do que anda acontecendo no ciberespaço, e principalmente, suprindo a mente de informações únicas. Gaste um tempo procurando os blogs certos para se inspirar. Não só na forma de escrita, ou estrutura, mas também com relação ao conteúdo. Perceba o que você está apto a escrever, o que necessita de pesquisa. Teste seus conhecimentos a medida que vai lendo posts. Escrever não é só passar informações, mas também a forma que você a passa. E claro, não se prenda só na sua área de interesse, é sempre bom ler de tudo, prestando especial atenção as coisas como tom, estilo de escrita, e como os escritores quebram os conteúdos.
.
Outra forma de começar a escrever é partilhando sua voz nos comentários. Não existe nada melhor para um blogueiro do que um post com interação dos seus leitores. Não adianta ter 200 RTs do Twitter se não existe uma pessoa comentando suas ideias. É uma forma de começar a por os pensamentos em ordem e passar para o computador. Sem contar que sua rede de contatos vai crescendo e principalmente, os diálogos nos posts te mostrarão o quão apto estará para escrever seus próprios posts. Se você acessa vários blogs, e acaba comentando em muitos, use o Backtype, ele agrega todos os comentários para você, assim facilitando as conversas.
.
A escrita precisa ser vista às vezes como ramificação das emoções. Se temos paixões e interesses pelo que escrevemos, de certo será a melhor escrita. Porém, como sabemos, nem sempre temos o dom para isso, mas não basta ter um bom português, e boas ideias, tem que saber conectá-las. Portanto, comece escrevendo pelas coisas que você mais sabe, para ir treinando. Quando estou escrevendo um post sempre rabisco várias ideias para depois ir elaborando. É uma forma de não perder pensamentos, como já havia falado em um post anterior. Assim, quando começo a estruturar o post, começo a colocá-las no lugar correto.
.
Da mesma forma que você gosta de ser lido, as pessoas que frequentam os blogs gostam de ter atenção. Se alguém comentar no seu blog, retribua o comentário e converse com a pessoa. Da mesma forma que é bom ser reconhecido, é bom reconhecer quem te agrega valor. E lide direito com as críticas, nem sempre você vai ouvir o que quer, mas é sempre bom saber as opiniões para conseguir melhorar suas atuações no blog. Enfim, não existe uma forma de começar a blogar a não ser escrevendo. Portanto, não se prenda por regras, ou por timidez. Se você quer começar a escrever na blogosfera, lembre-se que nada te impede.

Nenhum comentário: