Loading

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Conferência Livre: juventude e comunicação
.
Organizada pelo Conjuve, a Conferência Livre "Juventude e Comunicação" reuniu 60 jovens, de 18 estados, em Brasília, nos dias 25 e 26 de setembro. Segundo os organizadores, o encontro teve um papel importante para marcar a participação juvenil nas discussões da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, que será realizada de 14 a 17 de dezembro, na capital federal. Inicialmente, o evento estava marcado para os dias 1º, 2 e 3 de dezembro, mas foi adiado em função da agenda do presidente Lula, que estará fora do país nesse período.
.
A Conferência Livre permitiu uma ampla discussão sobre as propostas da juventude para uma comunicação democrática e inclusiva. Após a realização de palestras, por especialistas, e debates sobre o cenário atual das políticas de comunicação, os participantes reuniram-se em grupos de trabalho para elaborar as propostas que serão apresentadas como plataforma da juventude para o tema.
.
O encontro abordou, entre outros pontos, os princípios de uma comunicação democrática; os mecanismos de participação e controle público e social; a concentração dos meios e mecanismos de estímulo à diversidade e a pluralidade; a internet e novas mídias, além dos desafios do campo público. A metodologia contou também com um mapeamento dos processos de conferências estaduais e discutiu estratégias para que os jovens possam se inserir cada vez mais nas dinâmicas das Comissões Organizadoras Locais.
.
O relatório final da Conferência Livre de Juventude e Comunicação foi composto por 31 propostas, sendo que 9 receberam maior votação e, por isso, foram consideradas prioritárias. O documento será disponibilizado para cada participante como diretrizes da juventude para as Conferências Estaduais de Comunicação. Além disso, o relatório final será enviado para o caderno de propostas da sociedade civil da Comissão Nacional Pró-Conferência.
.
De acordo com a Comissão de Comunicação do Conjuve, a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores foi ampliada e será a interlocutora desse processo junto ao Conselho. A expectativa é que o Conjuve realize um encontro antes da etapa nacional com delegados jovens eleitos, para consolidar essa plataforma juvenil. Veja abaixo as unidades da Federação que já agendaram suas conferências estaduais, onde serão escolhidos os membros que vão representar as entidades no encontro nacional.
.
Paraná - 23 a 25 de outubro (77 delegados)
Bahia - 24 a 258 de outubro (100 delegados)
Mato Grosso - 29 a 31 de outubro (21 delegados)
Pará - 29 a 31 de outubro (44 delegados)
Minas Gerais - 29 a 31 de outubro (136 delegados)
Piauí - 29 a 31 de outubro (26 delegados)
Ceará - entre 15 a 31 de outubro (57 delegados)
Rio de Janeiro - 30 de outubro a 01 de novembro (118 delegados)
São Paulo - 30 de outubro e 01 de novembro (180 delegados)
Rio Grande do Norte - 05 a 07 de novembro (21 delegados)
Roraima - 05 e 06 de novembro (21 delegados)
Paraíba - 05 e 06 de novembro (31 delegados)
Sergipe - 05 a 06 de novembro (21 delegados)
Distrito Federal - 06 a 08 de novembro (21 delegados)
Espírito Santo - 06 e 07 de novembro (26 delegados)
Rio Grande do Sul - 08 de novembro (80 delegados)
Mato Grosso do Sul - 08 de novembro (21 delegados)

Nenhum comentário: