Loading

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Responsabilidade social
.
João Vieira Jr.
.
O Terceiro Setor corresponde ao agrupamento formado pelas instituições com preocupações e práticas sociais, sem fins lucrativos, que geram bens e serviços de caráter público, tais como: ONGs, instituições religiosas, clubes de serviços, entidades beneficentes, centros sociais, organizações de voluntariado, etc. De acordo com sua função social, preenchem um espaço deixado pelos órgãos oficiais.
.
Os artigos de nossa Constituição vêm sendo insistentemente desrespeitados, tanto aqueles que regem nossas obrigações quanto aqueles que garantem nossos direitos fundamentais, quanto à saúde, educação, vida, respeito. A cada dia somos assustados por noticias sobre desvios de verbas, ou mesmo má aplicação das mesmas, quando estas chegam ao seu destino. Malas e montanhas de dinheiro são distribuídas entre aqueles que deveriam cuidar que todos tivéssemos um mínimo necessário, que nos diferenciaria dos homens pré-históricos.
.
Uma pequena e esclarecida parcela da população, carrega nos ombros e no coração, um sentimento de responsabilidade, um algo mais que simplesmente estar aqui, um senso de dever para aqueles que, por um ou vários motivos, são cerceados de seus direitos básicos, na distribuição de renda ou nas oportunidades de emprego, ou educação ou saúde, ou tudo isto, não recebem a porção justa a que teriam direito.
.
A ignorância nos exime da responsabilidade. Finda aquela, esta nos cobra e, mais que nos obrigar, nos impele a quitar nossa parcela desta dívida social. Dada as armas, arregace as mangas e comece a pequena batalha. A Comunicação Social, em suas diversas especialidades e, usando de suas expertises, deve, por principio, buscar, investigar e divulgar estas carências. Inserindo-se no meio destas necessidades, mais que buscando informações mas, interagindo e se voluntariando.
.
Sendo, além de veículo, meio de solução dos problemas levantados. Usando de suas habilidades e recursos, promover e fomentar a participação, esclarecendo e divulgando, agregando, assim, mais voluntários nesta luta gloriosa e gratificante de recuperação do equilíbrio social. Quem sabe acabaremos com as malas, os mensalões, e outras coisas que nos tomam recursos das (obras) que realmente são importantes.

Nenhum comentário: