Loading

sábado, 27 de setembro de 2008

A cultura paraibana
.
Karla Lima
.
O Estado da Paraíba, além das riquezas naturais, apresenta a sua população e aos visitantes de outros estados o valor inestimável da cultura popular, considerada em linhas gerais como “cultura nordestina”. Seja na dança, música, vestuário, artesanato, comidas típicas, etc.
.
A música predominante é o forró, com suas diversas ramificações: xote, xaxado, baião, entre outros ritmos genuinamente nordestinos. Pelos lados da dança, a quadrilha junina – com todo seu colorido e adereços – sempre faz a beleza das festas de São João. As comidas de milho formam o carro-chefe deste período, junto com a famosa tapioca de vários sabores, tão apreciada pelos turistas.
.
Durante todo o ano podemos encontrar eventos festivos em cada cidade da Paraíba, que revelam a diversidade cultural da nossa gente. Além da grandiosa festa junina, temos: o carnaval, realizado em várias cidades do Estado; a Micarande em Campina Grande; a Festa do Bode Rei em Cabaceiras; a Festa das Neves em João Pessoa; e muitas outras!
.
Esse conjunto de tradições esta se transformando ao longo do tempo, adaptando-se a nova época e costumes, mas crescendo a cada ano. Algumas das festas citadas anteriormente são divulgadas com um ano de antecedência e ficam marcadas na memória da população e no calendário cultural dos municípios, proporcionando o desenvolvimento turístico.
.
A Literatura de Cordel é outro produto importante da cultura paraibana e nordestina. Transmite idéias e vários contextos regionais, sendo representada por autores em pequenos livros – a maioria feita de modo artesanal. De forma satírica, consegue retratar temas como: política, religião, costumes e até romances.
.
Apesar de tanta riqueza, a própria população paraibana ainda desconhece grande parte de sua cultura. Falta de informação, juntamente com a falta de interesse, podem ser as grandes causas dessa triste realidade. Uma divulgação mais ampla, para todas as classes sociais, ajudaria a despertar a curiosidade dos paraibanos sobre os bens culturais aqui produzidos. Além disso, serviria de incentivo a participação direta e ativa no Movimento Cultural do nosso Estado.
.

Nenhum comentário: