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quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O grande segredo da web 2.0

Beatriz Lins (*)
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Em um mundo onde há excesso de informação, os amigos, o trabalho e os compromissos disputam espaço. São tantos e-mails, sites, telefonemas, mensagens instantâneas, tweets e redes sociais que fica difícil absorver tudo sem ficar, no mínimo, irritado. Por isso, a principal e mais importante regra para escrever eficientemente para a web é economizar palavras, de forma concisa, poupando o tempo das pessoas.
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Por causa da resolução da tela e da luz emitida pelo monitor, a leitura no computador não apenas é mais lenta, como mais cansativa. Esse é um dos motivos porque Jakob Nielsen, o pai da usabilidade na web, defende que o texto para o meio deve ser bem mais curto do que no impresso.
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Edição para destacar o que interessa
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É importante ter em mente que as pessoas não lêem os conteúdos da Internet letra por letra. Elas passam os olhos pelos textos, escaneando as informações. É o que mostra o estudo feito a partir da observação dos olhos de 232 internautas ao pesquisarem na web. Podemos verificar que as pessoas fazem uma leitura dinâmica, na forma da letra F.
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Com isso em mente, é importante a edição do texto seja feita de forma eficiente. Privilegiando parágrafos curtos, utilizando inter-títulos e quebras no texto, de forma a garantir respiros e evitar blocos de informação compactada. Pense assim: já que o leitor não vai ler tudo, que ele pelo menos consiga captar o que você quer transmitir, pescando uma palavra e outra em destaque.
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Escrevendo em pirâmide invertida
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Podemos nos apropriar dos jornalistas uma dica importante para produzir um texto atraente: a escrita em forma de pirâmide invertida. Nela, as informações mais relevantes ficam já na abertura do texto, preferencialmente no primeiro parágrafo. Concentre as informações importantes no primeiro e segundo parágrafo. Responder às perguntas básicas do jornalismo (o que, quem, quando, onde e por quê) também ajuda bastante, torna o texto mais objetivo e interessante para o leitor.
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Leitura imagética
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Outra regra importante é complementar o texto com imagens, gráficos e conteúdo multimídia que ajudem a traduzir argumentos de forma mais ágil e menos cansativa que com apenas palavras. O uso de hiperlinks para conteúdos correlatos ou para aprofundamento do assunto também colabora na produção de um material atrativo e completo, que atende aos anseios de quem quer apenas uma pincelada no assunto e àqueles que buscam um maior aprofundamento por meio de uma navegação interna. Por fim, é fundamental garantir a correção ortográfica, a relevância e a atualidade do conteúdo para garantir a credibilidade do canal de comunicação.
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(*) Jornalista com MBA em Gestão da Comunicação nas Organizações.
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FONTE: http://www.blogmidia8.com
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