Educação básica: reflexões e propostas
.
Um diagnóstico sucinto da educação básica no Brasil aponta tanto para alguns avanços, quanto para a permanência de graves problemas. Por um lado, deve ser celebrada a universalização do acesso ao ensino fundamental, o recuo contínuo do analfabetismo e a recente aprovação pelo Congresso Nacional da Emenda Constitucional n.º 59, que torna obrigatório o ensino desde a pré-escola até o fim do ensino médio. Por outro lado, são extremamente preocupantes os índices de repetência, os maiores da América Latina, apesar de sensível melhora nos últimos 10 anos; causa apreensão também a elevada evasão: aproximadamente 1 milhão de crianças abandonam a cada ano o ensino fundamental, e o problema continua, com gravidade ainda maior, no ensino médio.
.
A combinação de repetência com evasão faz com que menos de 70% dos alunos concluam o ensino fundamental na série ou ano correspondente a sua idade, enquanto somente cerca de 50% dos alunos concluem o ensino médio na série ou ano correspondente a sua idade. Para isso contribui, em primeiro lugar, o desinteresse dos alunos gerado por conteúdos e metodologias inadequados e pela capacitação insuficiente de muitos professores; em segundo lugar, está a aspiração do jovem de baixa renda em ingressar logo no mercado de trabalho, como forma de abrandar imediatamente a privação material em que vive.
.
.
Um diagnóstico sucinto da educação básica no Brasil aponta tanto para alguns avanços, quanto para a permanência de graves problemas. Por um lado, deve ser celebrada a universalização do acesso ao ensino fundamental, o recuo contínuo do analfabetismo e a recente aprovação pelo Congresso Nacional da Emenda Constitucional n.º 59, que torna obrigatório o ensino desde a pré-escola até o fim do ensino médio. Por outro lado, são extremamente preocupantes os índices de repetência, os maiores da América Latina, apesar de sensível melhora nos últimos 10 anos; causa apreensão também a elevada evasão: aproximadamente 1 milhão de crianças abandonam a cada ano o ensino fundamental, e o problema continua, com gravidade ainda maior, no ensino médio.
.
A combinação de repetência com evasão faz com que menos de 70% dos alunos concluam o ensino fundamental na série ou ano correspondente a sua idade, enquanto somente cerca de 50% dos alunos concluem o ensino médio na série ou ano correspondente a sua idade. Para isso contribui, em primeiro lugar, o desinteresse dos alunos gerado por conteúdos e metodologias inadequados e pela capacitação insuficiente de muitos professores; em segundo lugar, está a aspiração do jovem de baixa renda em ingressar logo no mercado de trabalho, como forma de abrandar imediatamente a privação material em que vive.
.

.
Com medidas que incidam diretamente sobre a vida escolar dos alunos, é preciso desenvolver um conjunto de iniciativas que disponibilizem à população novos espaços educacionais, sobretudo na mídia eletrônica, com destaque para a TV aberta, à qual praticamente a totalidade da população brasileira tem acesso. Em termos objetivos: a TV aberta deve se tornar um grande espaço de promoção da educação e do livro, assim como de outras celebridades, os estudiosos e os escritores, sem prejuízo do interesse por atores, cantores, etc.
.

.
Ao lado dessas sugestões, apresento a seguir algumas propostas voltadas ao avanço da educação no Brasil: a) educação básica, em tempo integral na rede pública; b) aumento do piso salarial nacional mínimo do professor da educação básica, com novos aportes de recursos federais; c) instituição de parcela salarial variável vinculada ao desempenho do profissional de educação; d) universalização da inclusão digital, com a venda subsidiada de computadores a todas as famílias que tenham alunos matriculados nas escolas públicas e a disponibilização de sinal gratuito de alta velocidade para a internet em todo o DF; e) redução drástica dos preços dos livros, por meio de política agressiva de subsídios e outros incentivos à impressão e comercialização de livros em todo o território nacional.
.
FONTE: http://www.psbnacamara.org.br
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário