Blogs fazem jornalismo?
.
Marinilda Carvalho
.
.
Analistas de imprensa aproveitaram o fiasco dos blogs de política nas eleições americanas para voltar a um velho debate - entenda-se "velho" segundo os padrões de tempo das novas mídias - que parece nunca terminar: blogs fazem jornalismo?
.
Teóricos de valor e sem valor já definiram de muitas formas o que é o jornalismo. Blogs também, mas talvez a definição mais instigante seja "ruído aleatório no isomorfismo do noticiário". Se a maioria dos profissionais de jornalismo responde não à pergunta do título, muitos jornalistas criaram blogs e muitos jornais incorporaram blogs a suas edições online. Então, o "ruído" dessa mídia alternativa é cada vez mais alto, atraindo especialmente leitores insatisfeitos com a grande imprensa. E aí parece estar o "xis" do debate. De que blogs estamos falando?
.

.
Empresas jornalísticas
.
Steve Outing, editor do (www.poynter.org), diz que "quando um blogueiro inteligente e com bom público dá uma informação exclusiva, ela se espalha como fogo no mato; outros blogs a reproduzem, eventualmente a grande mídia a desenvolve". Tais "blogueiros" ostentam anúncios em seus sites, recebem doações de leitores, são hóspedes "de cortesia" de grandes provedores. Contratam ajudantes, montam pequenas (e até grandes) redações. Alguns têm a cara da grande imprensa online. São blogs? Dificilmente. Antes empresas jornalísticas, mesmo que em escala menor.
.

.
"Assim, ter um blog jornalístico significa cumprir a parte boa de qualquer função do jornalismo, sem nenhuma das partes chatas. Não admira que vocês continuem perguntando se 'blogs fazem jornalismo?' Não fazem jornalismo, é verdade, fazem outra coisa: trabalham pela cidadania", concluiu.
.
FONTE: Observatório da Imprensa
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário