Mídia emergente e sociedade global
.
Dale Peskin e Andrew Nachison (*)
Dale Peskin e Andrew Nachison (*)
.
O relacionamento entre a mídia tradicional e o público está mudando, tendência que os profissionais da informação chamam de "Nós, a Mídia". Esse processo jornalístico emergente permite que a rede social na web produza, analise e dissemine notícias e informações para públicos tecnologicamente interconectados sem restrições geográficas.
.
.
As inovações em tecnologia da informação lançaram a humanidade em uma era de mídia democrática em que quase todos podem ter acesso imediato a notícias e informações e se tornar criadores e contribuintes da empresa jornalística. Como resultado, as notícias agora se movem de modos não convencionais com conseqüências imprevisíveis.
.

.
Outra manifestação é o aumento de canais internacionais via satélite. A democratização da mídia levou programas de rádio e televisão para culturas em qualquer lugar. Usando tecnologias digitais de baixo custo e distribuição via satélite, mais de 70 canais internacionais atravessam fronteiras para alcançar os limites do planeta com notícias para todos os pontos de vista. A rede estatal BBC criou uma nova espécie de império britânico, com centenas de canais e sites na internet, que alcançam 100 milhões de pessoas em todo o mundo e são traduzidos em 43 línguas. A Al Jazeera defende a liberdade da mídia e influencia o pensamento árabe em uma região turbulenta e volátil.

.
(*) Dale Peskin e Andrew Nachison são diretores do Centro de Mídia de Reston, Virgínia.
(*) Dale Peskin e Andrew Nachison são diretores do Centro de Mídia de Reston, Virgínia.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário