Educomunicação com audiovisual
.
Wanderson Mansur
.
Wanderson Mansur
.
Uma caractetística deste início de século é que as relações sociais se dão sob a interface da mídia, seja qual suporte for, a internet, a TV, o rádio, o jornal impresso, o outdoor, etc. Os meios de comunicação estão mais presentes do que nunca na vida das pessoas, criando verdades, formulando subjetividades, reverberando valores, produzindo discursos e fantasias.
.
.
Na era moderna, instituições como a igreja, a escola, a família, o Estado, faziam esse papel de construção do imaginário social dos sujeitos. Na atualidade a nova arena social é a mídia e seus produtos.
.
.
No entanto, ele ressalta a importância de se ter uma visão crítica em relação a essas produções, de se incetivar as produções escolares locais de mídia, visando complementar os conteúdos. "Os educadores devem se prevalecer do audiovisual, para dicustir história, geografia, literatura, enfim qualquer conteúdo programático", afirma Mendes.
No entanto, ele ressalta a importância de se ter uma visão crítica em relação a essas produções, de se incetivar as produções escolares locais de mídia, visando complementar os conteúdos. "Os educadores devem se prevalecer do audiovisual, para dicustir história, geografia, literatura, enfim qualquer conteúdo programático", afirma Mendes.
.

.
No espaço escolar, o audiovisual pode tornar a experiência de apredinzagem mais dinâmica e atraente, mais parecida com o mundo que estamos vivendo. Um mundo que tem a comunicação como algo central, comenta o educador. A utilização dos recursos midiáticos pode contribuir inclusive para que essas crianças e jovens tenham uma leitura diferenciada dos próprios produtos da mídia de massa.
.
No espaço escolar, o audiovisual pode tornar a experiência de apredinzagem mais dinâmica e atraente, mais parecida com o mundo que estamos vivendo. Um mundo que tem a comunicação como algo central, comenta o educador. A utilização dos recursos midiáticos pode contribuir inclusive para que essas crianças e jovens tenham uma leitura diferenciada dos próprios produtos da mídia de massa.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário