Eficiência na relação legenda/fotografia
.
Angélica Mendonça
Angélica Mendonça
Carlos Franco
.
.
De maneira lata, quando se fala em fotografia jornalística ou fotojornalismo, fala-se, na atualidade, de fotografias que representem fatos e/ou eventos, e mais do que isto que disponibilizem um recorte desses acontecimentos, da realidade e que, dentre outras sensações e impressões que possibilitem ao seu receptor o ''testemunho dos fatos''.
.
.
A fotografia é um dos campos da informação que possibilita inúmeras subdivisões de gênero, dentre eles, o próprio fotojornalismo que, também abrange inúmeras variedades fotográficas, como por exemplo, o fotodocumentarismo, cuja característica principal está na escolha e no planejamento estratégico prévios, do que e como se pretende fotografar.
.

.
Porém, mesmo considerando a afirmação de Sousa de que não há fronteiras delimitadas para o fotojornalismo, existem manuais que trazem algumas orientações que caracterizam a fotografia jornalística por meio de alguns critérios, em especial o da informatividade. A editora de fotografia do Jornal do Tocantins, Chirlis de Souza, aponta o poder de síntese da imagem como um dos principais elementos que uma fotografia deve conter para ser publicada na primeira página do jornal ''A foto tem que falar. A foto complementa o texto. Hoje a fotografia é o que chama atenção".
Porém, mesmo considerando a afirmação de Sousa de que não há fronteiras delimitadas para o fotojornalismo, existem manuais que trazem algumas orientações que caracterizam a fotografia jornalística por meio de alguns critérios, em especial o da informatividade. A editora de fotografia do Jornal do Tocantins, Chirlis de Souza, aponta o poder de síntese da imagem como um dos principais elementos que uma fotografia deve conter para ser publicada na primeira página do jornal ''A foto tem que falar. A foto complementa o texto. Hoje a fotografia é o que chama atenção".
.
.
Uma imagem fotojornalística, para ter sucesso, geralmente precisa de juntar a força noticiosa à força visual. Só assim conseguirá, no contexto da imprensa, juntar uma impressão de realidade a uma impressão de verdade. Numa fotografia jornalística, os elementos representativos devem ter um posicionamento tal que o observador consiga atribuir claramente à mensagem fotográfica um determinado sentido (SOUSA, 2004, p. 115).
Uma imagem fotojornalística, para ter sucesso, geralmente precisa de juntar a força noticiosa à força visual. Só assim conseguirá, no contexto da imprensa, juntar uma impressão de realidade a uma impressão de verdade. Numa fotografia jornalística, os elementos representativos devem ter um posicionamento tal que o observador consiga atribuir claramente à mensagem fotográfica um determinado sentido (SOUSA, 2004, p. 115).
Nenhum comentário:
Postar um comentário